Retrato moderno

2

contato@umbrinco.com

MorarMais2 340

Corredor da Fama – Morar Mais por Menos 2009

Quem não gosta de exibir fotos de família? Retratos são recordações que queremos ter à vista e não escondidas num baú.
Mas já faz parte do senso comum que a tradicional coleção de porta-retratos em cima dos móveis saiu de moda, virou clichê. Por outro lado, existem hoje muitas maneiras bacanas de mostrar nossas fotografias preferidas. Painel de ímã, impressões em vidro, emolduradas em corredores são algumas delas. Tem gente que gosta de expor na sala ou no hall de entrada. Outros, preferem exibí-las em espaços íntimos da casa. Seja como for, deixar de usar é que não dá. Seria uma violência contra os nossos mais doces sentimentos.

Na Mostra Morar Mais por Menos, a fotografia foi parar nas paredes, em vitrines, espelhos, nichos e corredores. Arquitetos apresentaram modernas e criativas formas de utilização de portraits na decoração. O segredo pode estar no tratamento da imagem, no tamanho da foto, no tipo de suporte ou no local de exposição.

Espaço Dela por Thoni Litsz

Espaço Dela por Thoni Litsz

No Espaço Dela, o arquiteto Thoni Litsz deu um tom divertido e alegre no ambiente aplicando uma foto ampliada da hipotética moradora, no espelho. A imagem se duplica no reflexo do outro espelho da parede ao lado.

MorarMais2 223

Espaço Dela por Thoni Litsz

Ainda no Espaço Dela, no cantinho de relaxamento (a mulher moderna realmente precisa), outras fotos tiradas de ângulos inusitados foram inseridas em duas caixas laqueadas com leds embutidos e presas à parede. A iluminação muda de cor para proporcionar um efeito de cromoterapia no ambiente.
“A idéia era criar
harmonia entre as fotos com o tema do espaço, onde tudo estivesse ligado ao feminino e às necessidades diárias da mulher como é o caso da cromoterapia para o relax após um dia de trabalho”, explica Thoni.

quartodajovem

Espaço Dela por Thoni Litsz

Corredor da Fama por Talita Lugarini, Flavia Campos e Fabíola Ambrosano

Corredor da Fama por Talita Lugarini, Flavia Campos e Fabíola Ambrosano

As fotos expostas receberam um tratamento de pop art e foram expostas nas paredes como uma galeria, com molduras de vários tipos. No lugar dos astros, como John Lennon e Marilyn Monroe, pessoas comuns. O Photoshop obteve o efeito que Warhol conseguia com a técnica silkscreen. Quem sabe assim a gente consegue nossos “15 minutos de fama”?

MorarMais2 109

Foto “Mil Homenagens” por Rainer

Não, a foto acima não é uma obra de Vick Muniz. Trata-se de um auto retrato do fotógrafo Rainer e mostra como um efeito tipo o granulado ou o pixelado pode dar um upgrade num simples retrato. Faz parte do espaço Cozinha do Recém Casado das arquitetas Leila Degenring e Paula Costa.

Para quem quiser aproveitar a idéia, a Oficina Pixel produz  inúmeros efeitos para tirar sua foto do lugar comum. Veja alguns exemplos:

Painel de vidro transparente com plotagem de foto em vinil adesivado - 2m x 2m

Painel de vidro transparente com plotagem de foto em vinil adesivado (2m x 2m) – Oficina Pixel – executado para projeto de arquitetura de Fernanda Mancini e Anderson Macedo em um apartamento na Barra

Oficina Pixel:
(21) 32177370
contato@umbrinco.com

Texto e fotografia de Verônica Fraga

Share.

About Author

Comments are closed.