Existe outra cor

529
Cozinha Gourmet por Gorete Colaço

Cozinha Gourmet por Gorete Colaço

Há alguns dias, falamos da mistura do azul com  o verde como a tendência mais forte para 2009, por ser a cor que sintetiza a onda eco techno do momento. Mas ela não é a única, afinal não tem como uma cor assim, com tanta personalidade, reinar sozinha numa temporada. Dá para imaginar uma casa toda verde?  Qualquer cor precisa se apoiar em outras, complementares, para compor um ambiente. Na Casa Cor deste ano, identificamos uma outra cor que tem servido de base para a maioria dos arquitetos: o marrom e seus subtons.

Café Nextel por Chico Vartulli e Gabriel Dile

Café Nextel por Chico Vartulli e Gabriel Dile

De fato, ele cai como uma luva para a ecoarquitetura, tema identificado na sexta edição do Colour Futures, livro que aponta as tendências de cores e estilos para o ano. No novo panorama, no qual a maioria das pessoas está preocupada com a construção sustentável que respeite o meio ambiente, o marrom é identificado como a cor da madeira, do caule das árvores e combina maravilhosamente bem com azuis e verdes, proporcionando sensação de aconchego – um belo contraste com a frieza urbana devastadora em que vivemos –  além de transmitir tranquilidade e bem-estar.

O marron pode entrar na composição com os tons melálicos, que representam o lado tecnológico da tendência, e com outras cores terrosas ou neutras como o bege, o branco, o cinza e o preto. Fica bom até  com as cores vibrantes como o vermelho, o amarelo e o laranja. O segredo está em saber usar.
Lou Palhares empregou a cor com maestria na Joalheria. O marrom das cadeiras e de  algumas paredes combinou na medida certa com o preto, o bege e o amarelo do mármore e do papel de parede listrado.
Joalheria por Lou Palhares
Joalheria por Lou Palhares

Enriqueceu o ambiente clássico composto por duas poltronas de madeira preta, cômoda Bambée e mesa em corian desenhada pela própria arquiteta.

Joalheria por Lou Palhares

Joalheria por Lou Palhares

No Bar da Tribuna fez par com a grande bancada laranja de corian, criando um clima alegre e bem-humorado, realçado pelas luminárias prateadas redondas do designer inglês Tom Dixon, presas no teto de forma irrgular.

Bar da Tribuna por Andrea Chicharo
Bar da Tribuna por Andrea Chicharo

Presente nas molduras dos quadros, no papel de parede, no tapete e nos móveis do Apartamento de Hóspedes, os tons naturais terracotas abrem alas para o vermelho do sofá, formando uma interessante integração com o preto da cortina que separa o ambiente de estar do de dormir.

Apartamento de Hóspede por fernanda Pessoa de Queiroz
Apartamento de Hóspede por Fernanda Pessoa de Queiroz

No Estúdio de um Jovem Casal, detalhes em marron na barra da cortina e nos quadros contribuíram com a leveza do ambiente que traz o cáqui na colcha e no tapete, o bege na parede e o branco nos móveis. Reparem na sofisticação do todo com o toque prateado das luminárias de teto e de mesa.

Estúdio de um Jovem Casal por Deborah Brauer
Estúdio de um Jovem Casal por Deborah Brauer

Resultado semelhante é produzido pelo Home Office, cujo tom metálico  pode ser visto no dourado das almofadas.

Home Office por Ana Lúcia Jucá
Home Office por Ana Lúcia Jucá

Como vimos, sabendo usar, não vai pesar!

por Verônica Fraga

Share.

About Author

Leave A Reply