Desafio sustentável

658

É muito bom perceber que salvar o planeta está deixando de ser uma utopia vaga e se tornando uma consciência integrada ao cotidiano das pessoas. Quem imaginaria isso uma década atrás? A preocupação ecológica, a prática da reciclagem entrando com força em nossas casas, o novo conceito de morar e a fabricação de móveis e objetos de decoração ecologicamente corretos levam a crer que, muito mais do que um modismo, essa é uma uma tendência que veio para ficar.

E é perfeitamente possível juntar o belo ao reciclável porque, mesmo que o conceito de beleza mude, o que é bastante saudável, a estética nunca vai deixar de ser importante na decoração. Por isso, temos que ter em mente que a reciclagem deve vir sempre acompanhada de qualidade, funcionalidade e bom gosto. Claro que tudo vai depender do seu lifestyle, do quanto “descolado” você é, enfim, dos seus próprios valores. E gosto é uma coisa muito difícil de se discutir.

Mas não dá para passar despercebido que nessa onda bacana muita coisa feia e esquisita pretende se legitimar apenas por se tratar de reciclagem. É o mesmo que acontece nas artes plásticas, desde o momento em que ela foi libertada dos suportes tradicionais e de várias outras amarras. Foi quando as instalações se alastraram. Trabalhos maravilhosos foram feitos. Por outro lado, qualquer amontoado de prego no chão passou a ser considerado arte. Não é bem assim.

Selecionamos aqui bons trabalhos feitos com reciclagem para você se inspirar:

Com garrafa pet:

O designer reciclou muito bem o material e fez uma verdadeira transformação. O puff ficou bonito, moderno, charmoso e bem acabado.
As garrafas pet devem ser recicladas porque poluem o meio ambiente. Porém, se o objeto continuar com cara de garrafa pet, certamente não vai passar uma boa imagem porque ela é feia por natureza, ou melhor, por fabricação.

Essa caixa multiuso também ficou superbacana!

A luminária abaixo é outro bom exemplo. Graciosa e delicada pode enfeitar qualquer ambiente.

De vidro:

Há quem possa gostar desta fruteira Coca-Cola:

Esta aqui, bem alegre, foi feita de cacos de vidro:

Com tecido:

A Chita está entrando na decoração com força total. E pode dar um toque descolado e gracioso se for bem empregada, como esta cortina.

Os quadrinhos desse quarto verde foram executados com muito bom gosto como solução para a cabeceira da cama. Várias estampas diferentes da mesma cor formam uma composição harmoniosa. Muito bem sacado!

Outras idéias bacanas:

Luminária de fita cassete branca:

Adorno com canudinhos de papel:

Puff de livros usados. Bacanérrimo!

Mesinha também de livros usados:

É um desafio divertido, criativo e ecologicamente correto!
Mas uma coisa é retirar o lixo das ruas para salvar a natureza. Outra coisa é saber transformar esse lixo em relíquia.

Share.

About Author