Privacidade sem paredes

1137

A vontade de estreitar as relações com amigos e familiares e os espaços apertados  disponíveis tem despertado o desejo de pôr abaixo as paredes da casa. Isso aumenta a sensação de amplitude. Outra motivação é a busca de  uma atmosfera de quem vive só nas maiores metrópoles do mundo inspirada nos lofts. Como vimos no post Morar sem Fronteiras retirar as paredes é uma excelente solução! Mas antes de sair quebrando tudo, é preciso lembrar que as pessoas têm precisam de privacidade.

0,,20470672,00

Nos momentos em que você é gourmet e cozinha para a família, a integração da cozinha com o resto da casa é ótima.

reforma-cozinha-decoracao-arquitetura

Mas se você tiver empregada no dia-a-dia! Já pensou como pode ser desagradável ouvir barulhos de panelas, enquanto lê, ou ter uma pessoa participando o tempo todo da sua intimidade?

i85706

Projeto da arquiteta Paula Gambier

Uma Jacuzzi ao lado da cama pode ser muito romântico, mas se você sair molhando o quarto todo depois do banho ou se não tiver manutenção com  limpeza diária vai ficar meio desconfortável.

Essas soluções devem vir como alternativas extras, não como únicas! Demarcar ambientes integrados sem comprometer o espaço é uma boa forma de garantir que eles sejam unidos ou separados quando necessário.

Para separar o banheiro do quarto na hora de dormir, deve haver sempre uma porta de correr à mão. A umidade não deve contagiar o quarto. A circulação de ar no ambiente com amplas janelas ou sistema de ventilação é essencial.

alila-villas-uluwatu-6

A ausência de paredes entre banheiro e quarto de casal pode dar um toque mais relaxante e moderno ao dormitório. Proporciona mais prazer ao chegar em casa do trabalho. O local se torna um verdadeiro espaço de relaxamento e bem-estar. Mas pense na hora em que você buscar o aconchego  dos lençóis e tiver que ficar olhando para um banheiro!

Para que a integração não se torne um empecilho,  não precisa ser total, explica a arquiteta Paula Gambier.  Ela sugere integrar só o lavatório e a banheira e preservar o espaço do vaso sanitário e do bidê. Para escondê-los pode se optar por nichos de alvenaria, instalar as peças em uma posição que não sejam vistas do dormitório, ou utilizar fechamento com vidro translúcido, que não permita a visualização do interior, ou brises que obstruam a visão.

Mais do que abrir espaços, o cuidado em separá-los visualmente, ou fisicamente, quando necessário, pode fazer toda a diferença. Áreas muito grandes correm o risco de parecer devassadas.

i159301

Segundo psicólogos ambientais,  algumas pessoas, apesar de gostarem da integração, sentem-se muito invadidas e necessitam de algum elemento que passe a sensação de privacidade preservada. Outras se sentem desorientadas espacialmente caso não haja uma separação física alternativa entre ambientes.

cozinhasintegradas_42

Por isso, o ideal é ter sempre uma divisória que possa ser fechada ou aberta de acordo com o momento.

SuitedoCasalAnaMariaMiller

Casa Cor Goiás por Ana Maria Miller

Integração e privacidade foram as principais características da Suíte do Casal, do Apartamento Diamond Lyfe Style, um dos ambientes do Apartamento EBM da 14ª edição da Casa Cor Goiás. A Suíte do Casal é composta de quarto, varanda, closet e banho. Todos esses espaços se transformam com a presença de portas de passagem, em espelho duplo, que permitem ampliação do espaço, integração entre ambientes (quando abertas) e privacidade (quando fechadas).

Para que o ambiente parecesse maior e mais iluminado, a arquiteta Beatriz Dutra também apostou na união do quarto e do banheiro.

i85778a

Colocou abaixo as antigas paredes e em seguida toda a parte elétrica foi modificada. O acesso ao banheiro se dá pela grande porta de correr de madeira pintada de branco com vidro acidato. Tanto o chuveiro quanto o vaso sanitário foram instalados em nichos e fechados com porta de correr de vidro acidato com estrutura de aço inox polido.

js7

A proposta para a criação de um ambiente reversível neste apartamento foi abrir um grande vão entre dois espaços, integrando o projeto decorativo. Neste caso, a integração da sala/quarto foi feita mantendo uma parede de alvenaria e oculta uma porta de correr que separa os ambientes, tornando o espaço ideal para receber hóspedes. A tevê do living ficou instalada no painel de madeira dentro do outro cômodo. Bacana, não?

Há várias formas de setorizar ambientes integrados: móveis, portas de correr, painéis de vidro ou de espelho, cortinas, biombos. Use a criatividade!

ClaudiapimentaePatriciaFranco
Por Cláudia Pimenta e Patrícia Franco
PatriciaFranco
Por Cláudia Pimenta e Patrícia Franco

Poderá gostar também de:

PoderaGostarTambemCozinhaAmarel PoderaGostar2MorarsemFronteiras PoderaGostar3ForadaOrdem

Share.

About Author