Ela tem ‘borogodó’

0

iscreen-shot-2010-09-30-at-12-14-17-pm

Por vários anos consecutivos, a designer espanhola Patricia Urquiola tem sido um dos maiores destaques do Salão do Móvel de Milão. Não é para menos, seu trabalho se destaca onde quer que esteja! Ela tem um plus!
Mas como localizar esse tempero que deixa os olhares com gostinho de quero mais?  Um bom observador certamente notaria que é no detalhe que ela faz a diferença. E quanta diferença!

pu

Com um toque minimalista, transforma a matéria simples em peças lindamente femininas, contemporâneas, confortáveis, elegantes e delicadas. Sem falar na alegria que transmite com o uso da cor, muita cor! Como com a coleção retro-futurista Tropicália:

tropicalia-patricia-urquiola-moroso
Tropicália
vieques_060810_05-940x626
Casulo Tropicália

vieques_060810_13-940x626

Casulo Tropicália

Ah, o acabamento é perfeito, minucioso e preciso!

patricia-urquiola-crinoline-collection_f3t

Creoline

A Crioline, rica em curvas e  delicadezas tem material ecologicamente correto.

comeback-chair-patricia-urquiola

Flexível, Patricia tanto pode fazer uma releitura da mobília inglesa clássica do século 18, como nesta Comeback Chair (foto acima) – uma das vedetes da Kartell, – usando o plástico (acredite!), como  criar um sofá inspirado nas placas tectônicas (abaixo). A série Great Rift Valley, de 11 peças para Moroso também inclui três ilhas em forma de Y, banquetas baixas e um lounge ao ar livre.

RF349_Rift_01_300

Great Rift Valley

Outro aspecto marcante em seu trabalho é a preocupação com a versatilidade…

NightDay_02HR_b

Night and Day – uso 1

…oferecer várias possibilidades de uso para o mesmo objeto.

NightDay_03HR_b

Night and Day – uso 2

nightday_05lr

Night and Day – uso 3

Sua imaginação parece inesgotável! É impossível de se rotular.

Desenvolveu mais de uma linha gardem chair:

canasta_07

Ravel Collection – 2010

Uma delas é a Ravel Collection para a B&B Italia, cujas peças brincam com as proporções e as texturas consagradas das tramas de palhinha. As almofadas estampadas dão leveza ao conjunto e equilibram o ambiente com despojamento e elegância.

patricia-urquiola

Canastra

A Canastra, também inspirada nas formas geométricas da palha, lembra uma cesta gigante.

canastra

Canastra

Depois de se formar na Faculdade de Arquitetura de Madri, em 1989, Patricia foi viver na Itália, e em 2001, abriu seu próprio estúdio em Milão, com foco no design de produtos, displays e arquitetura. Com muitos prêmios no currículo, seus trabalhos recentes incluem projetos para Depadova, Ágape, B & B, Alessi, Driade, Foscarini, Kartell, Flos, Molteni, Artelano, entre outros. Se tornou muito conhecida pelas peças que fez para Moroso. Em 2009, a designer lançou o sofá Fergana. Um sistema modular que pode ser montado em torno de uma mesa central.

patricia-urquiola-for-moroso-squ-fergana-royal

Sofá Fergana para Moroso – 2009

A estrutura de madeira suporta grandes almofadas, coberta com tecidos que combinam técnicas de tecelagem antiga do Uzbequistão com técnicas de fabricação européia.

patricia-urquiola-for-moroso-fergana-sofa-system-2

Sofá Fergana para Moroso – 2009

Na edição passada do salão, ela apresentou  para a grife a coleção de sofás  Silver Lake, em estilo modernista californiano.

SilverLakeMoroso

Silver Lake para a Moroso – 2010

Também em 2010, o Bend Sofá foi a sensação entre os lançamentos da loja B&B. Com grandes proporções, eles surpreenderam pelas linhas orgânicas e acabamento perfeito. Seus módulos agrupados podem transformar o tradicional sofá em uma verdadeira ilha de relax. As cores variam entre bege, mostarda e roxo escuro.

04008245300

Bend Sofa para a B&B- 2010

Já o uso de padrões óticos e a escolha de materiais como o couro, a lã e o feltro é que imprimem personalidade à clássica Antibodi (2006).

szezlong_D03

Chaise-longue Antibodi Collection – Moroso – 2006

As pétalas das flores podem se fechar ou abrir do jeito que quiser, formando composições personalizadas. Essa fascinante habilidade para criar móveis  inteligentes e interativos se deve à sua excepcional capacidade de manipular materiais simples com tecnologias altamente desenvolvidas.

Mas uma coisa é ver o móvel isolado, outra é na interação com  outros elementos do décor. O arquiteto Mauricio Arruda, por exemplo, usou a cadeira Antibodi em um projeto residencial recente em São Paulo. Veja o resultado:

0,,46864882-EXH,00

Foto do portal casaejardim.globo.com

A poltrona Klara de madeira, desenhada para Moroso em 2010, está sendo reeditada em 2011:

Moroso-Patricia-Urquiola

Klara

KlaraColection2011Patricia

Klara

O projeto trabalha com uma estética simples e linear, harmoniosa em sua forma curva, mas essencial. O uso da madeira enfatiza a leveza e a estrutura elegante.  O nome Klara evoca um sentimento de tranqüilidade. Funcional e decorativa,  remete às primeiras produções em série do início do século 20 devido ao uso de uma técnica artesanal. Assim, este projeto enfatiza também a importância da mistura de artes decorativas, artesanato e desenho industrial.

b_prodotti-16901-rel48092701-c9d3-4fc5-ab26-1a22865d5d0c

Smock Sofá – Moroso

Apesar de uma abordagem racional para criar nunca falta na poesia.  Ela tem a rara capacidade de extrair o máximo de expressão de materiais comuns e processos de fabricação comprovados.

Bem, com centenas de trabalhos ao longo de sua incrível trajetória, teríamos muito mais para mostrar, porém não caberia em um post.

Vamor aguradar agora as surpresas que a designer certamente nos preparou para Milão 2011.

Poderá gostar também de:

KarinHashid TrabalharemCasacomEstilo PalestraparaTodeschini

Share.

About Author