Quando mais é mais

113

CASA COR 2011 RIO

IMG_0222

Não vou falar aqui de opulência, nem de ostentação. Mas de composições que somente quem entende do riscado consegue fazer bem. Claro que a máxima “menos é mais”, continua valendo para a decoração de interiores em geral. Se você é minimalista, tudo bem. Mas se é diferente, se tem um estilo meio barroco?  Muitas vezes queremos possuir toda a beleza do mundo (não dá). Mas é possível ter um ambiente com muita informação, onde o “excesso” é que o torna ainda mais belo! Porém, juntar vários estilos, referências e muitos elementos com harmonia e leveza não é para qualquer um. É preciso ter um dom para o equilíbrio estético, caso contrário corre-se o risco de ficar over.

100_2930

E foi com um ambiente assim que fiquei encantada no Casa Cor deste ano: o  Cocktail Lounge de Jairo de Sander. É surpreendente! Idealizado para ser um ambiente de encontros e confraternização, para 36 pessoas sentadas e outras tantas em pé, tem vários cantinhos diferentes de estar. É uma mistureba! E é lindo! Ousado, original, divertido, criativo, alegre e cheio de personalidade. Diferente de tudo o que eu já vi!

IMG_0229

IMG_0293

É a ordem “fora de ordem”. Cada cantinho é um mundo! “Aqui tudo é possível e o céu é o limite! “O espaço vem mostrar que, desde que bem colocado, tudo cria harmonia, complemento e contraste” define o arquiteto.

IMG_0243

Mas vejam como ele é cuidadoso: como base para as misturas e cores variadas, tendo o vermelho, o laranja e o amarelo como base, Jairo usou cores neutras nas paredes (textura de cimento queimado Sulvinil) e móveis bancos, de vidro e de acrílico transparente para equilibrar.  Combinou também peças antigas, repletas de história e afeto, com outras de design contemporâneo e, ainda, com móveis planejados de linhas retas. Uma grande mesa para 14 pessoas feita com quatro cavaletes de acrílico abóbora e tampo de cristal compõe um dos recantos.

IMG_0256

Estantes desenhadas por Jairo em bronze e vidro fazem o contraponto.

100_2828

Como mesa de apoio adicional, um tonel grafitado.

IMG_0318 copy

Molduras no teto e outras românticas espelhadas na parede refletem belas imagens tornando o ambiente ainda mais rico e eclético.

100_2895

A sensação é de que, livre de preconceitos, ele foi juntando uma pecinha aqui, outra ali e construindo com muitos detalhes  um espaço belo, aconchegante, irreverente e humanizado! Onde a quebra de paradigmas abre as portas para novas possibilidades. Eu diria que se trata de um decór de “autor”.

IMG_0264

Arte pop contemporânea convive com elementos industriais, como tubulações aparentes, patchwork supercoloridos e peças de estilo retrô.

IMG_0319

IMG_0310

IMG_0267

100_2859

100_2861

IMG_0271

A iluminação é um mix de mangueiras de LED com lustres imponentes, artesanais e customizados. Esse da foto abaixo é simplesmente maravilhoso! Tem taças servindo de bocal e bocais sem lâmpadas. Mais uma vez, o arquiteto brinca com a ordem habitual das coisas.

IMG_0236

IMG_0304

IMG_0273

100_2865

IMG_0313

IMG_0274

IMG_0226

IMG_0233

Na parede, além de quadros e molduras com espelhos, um painel composto de azulejo hidráulico com texturas diferentes.

100_2846

IMG_0297

Num outro canto, um biombo com várias peças de couro e um jarro com flores contrastam com o lustre de metal retorcido.

100_2826

Tecidos florais ficam lado a lado com listras.

IMG_0284

IMG_0288

O humor e o aspecto  inusitado estão por toda parte: nas cores, nas letras, nos quadros, nas luminárias em forma de abelhas, nos cartazes publicitários vintage, nas mesas em forma caixas de fórforo, nos bancos de rostos,  nos objetos e nas misturas. Uma festa para os sentidos!

Telas do artista Gilberto Cabral.

Poderá gostar também de:

PoderaGostarAreadeLuxo PoderaGostarFimdasTendencias copy PoderaGostarForadaOrdemHabitual copy PoderaGostarMagiadeumTapeteListrado

Share.

About Author

Leave A Reply