Combine planejados com exclusivos

0

100_1460Marcos copy

Estar da Família por Renata Rabello
Morar Mais por Menos

Os conceitos excludentes estão, aos poucos, desaparecendo do dicionário da decoração. Velho x novo, rústico x chic, madeira x plástico são alguns exemplos. Mas o design de interiores também não virou um “vale tudo”. Existem alguns critérios mínimos que devem ser levados em consideração. Um deles é o equilíbrio.  O olhar implora por ele!

E um dos grandes dilemas na hora de reformar e decorar ocorre no momento de decidir se vai adotar móveis planejados ou móveis exclusivos.
Alguns são contra os planejados porque deixam os ambientes pasteurizados, assépticos, sem identidade. Outros preferem os planejados porque são mais práticos e funcionais.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Prefiro o meio do caminho: a mistura. Eles podem conviver harmonicamente e você pode tirar proveito dos dois. Para quem quer uma casa confortável, aconchegante e personalizada e, ao mesmo tempo, funcional e organizada, o ideal é combinar móveis sob medida com outros mais exclusivos.

organizacao2

Não podemos negar que os planejados facilitam a vida na hora de organizar. Hoje os fabricantes se preocupam com esse aspecto cada vez mais. O fato de ser na medida das necessidades de cada um já é uma forma de ocupar o espaço de maneira racional, e evitando a falta e o excesso. Além disso, eles podem vir com divisórias, prateleiras na altura certa, gavetas deslizantes e uma série de itens que ajudam a organizar, especialmente na cozinha e no closet.

organizacao41

Closet 1

Mas ao invés de ter cara de loja, como o da foto acima, um closet também pode ser assim, não pode?

Cor11

Os detalhes da cadeira de época e da padronagem
singular do tapete fizeram a diferença

Ou assim?

Planejadoseexclusivos
Os móveis de design e o lustre clássico deram autenticidade e beleza

Os móveis sob medida também têm a vantagem de poder esconder coisas que não queremos mostrar ou até mesmo de se tornar praticamente invisíveis. Se você quer esconder um armário, por exemplo, é só eliminar do os puxadores e revestir as portas com espelhos.

Planejadosinvisiveis2
Esse armário espelhado ficou quase imperceptível

Os planejados podem servir como uma base neutra para outros elementos coloridos ou ter maior destaque quando tiverem cores vibrantes.

home5

Hoje a indústria de móveis sob medida já começa a ter uma coinsciência de que mesmo os planejados devem dar opções personalizadas ao cliente.

02-r1_rect540

A Elgin Mobili & Design, por exemplo, uma das principais grifes de móveis planejados do país inova ao apresentar uma parceria com o artista plástico Zeki França. Os clientes da marca agora podem ter um armário personalizado com uma tela pintada pelo artista.

A primeira peça – fruto dessa parceria – é chamada Festa das Baianas em homenagem à Bahia.  As cores vibrantes do quadro contrastam com os vidros Cinex utilizados no projeto, uma solução não apenas de beleza e cor, mas também de funcionalidade.

Elgin Mobili e Design
Elgin Mobili com pintura do artista Zeki França

A Celmar foi a responsável pelos móveis planejados do projeto da arquiteta Marcia Lira no evento Morar Mais 2010 Rio. Observe como ela conseguiu uma ambientação linda, única e funcional!

PlanejadosMarciaLiraMorarMais2010
Projeto de Marcia Lira – Morar Mais por Menos 2010 Rio
morar_mais_rj_f_001
Projeto de Marcia Lira – Morar Mais por Menos 2010 Rio

Na Cozinha com História do Morar Mais por Menos 2011 Rio, a Celmar também compôs o ambiente que ganhou personalidade com a mesa mesa rústica, a cristaleira e a composição de pratos.

294857_208661459193679_100001494784424_552804_8337887_n
Cozinha com História por Marcelo Possidonio Filgueira e
Bianca Gatto – Morar Mais por Menos 2011 Rio

Você também pode interferir no projeto ou até mesmo desenhá-lo.  Além disso, móveis sob medida também podem ser executados por bons marceneiros.

Enfim, se usarmos apenas planejados podemos não conseguir aquela marca pessoal e única que a gente tanto gosta. Por isso, o ideal é optar pela mistura: sob medida, quando têm a função de guardar coisas, em ambientes como closet, cozinha, banheiro e home theater. E deixar os personalizados, customizados ou com design assinado para o restante.

PlanejadoseExclusivos (4)
Cozinha planejada mesclada com mesa e bancos rústicos em madeira

A decoradora Marília Veiga optou por cores claras, revestimentos nobres, marcenarias customizadas e escolheu móveis de design italiano atuais, que combinassem com algumas peças com linhas mais clássicas, como a poltrona Diz de Sergio Rodrigues e a mesa lateral em madeira, que proporcionam aconchego e elegância aos proprietários.

mariliaveiga2
Bela mistura de planejados com design exclusivo

Se você não tem condições de comprar móveis de design para compor com os planjados, há outros recursos para imprimir personalidade ao ambiente: cores, peças customizadas por você, móveis antigos, arte ou fotografia na parede e muitos outros. Veja alguns outros exemplos:

04homeimprovement_rect540
Marcenaria sob medida com cadeira Barcelona
cc569-80-closets-caprichados_12
Móvel antigo e rústico entrou na composição com os planejados
Cores26
Um home teacher pede um planejado, mas o resultado final ficou
personalizado com a poltrona e as almofadas coloridas
InspiracaoDeficiente
Marcenaria sob medida combinada com forte personalidade dos móveis, objetos e obras de arte
EnviraBertolini
Móveis planejados e exclusivos da Envira Bertolini
i288209
O uso do Color Block quebou o gelo dos planejados
PlanejadosExclusicosCasaCorPernambcobiblioteca
Estante planejada e poltrona com personalidade
PlaejadoseExclusivos
Mostra de Antiquários 2011 – mistura de planejados Ornare com móveis antigos

Originalmente publicado na coluna de Veronica Fraga na revista eletrônica Revestir


Poderá gostar também de:

PoderaBelezaemSerie Podera37ideiasdecabeceiras PoderaGostaLedese PoderaMisturafnaaMesa

Share.

About Author

Leave A Reply