Profissional do Mês

0

ÍNDIO DA COSTA

cv_316_indio_da_costa_01-640x465

Com 50 anos de carreira, Luiz Eduardo Índio da Costa é um dos arquitetos de maior mérito e mais conceituados do país.

cv_316_indio_da_costa_04
Casa no campo

O vidro é elemento recorrente nas fachadas assinadas pelo arquiteto. “Mas só utilizo esse recurso quando o entorno pode acrescentar algo ao traçado arquitetônico”, avisa o premiado gaúcho, radicado no Rio de Janeiro.

Luiz Eduardo nasceu no Rio Grande do Sul, em 1953 e graduou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ, em 1961. É autor de vários projetos de sucesso. Lidera o escritório Índio da Costa Arquitetura e Design junto com o seu filho, Luiz Augusto Índio da Costa. Fundado em 1973, o escritório é ganhador de vários prêmios, dentre eles, o prêmio ASBEA 2002, na categoria destaque Rio de Janeiro. A filosofia do escritório, segundo Luiz Eduardo, é o trabalho participativo, no que pretende conciliar a qualidade na criação a um rigoroso profissionalismo.

Sua produção também é marcada pelo uso da madeira ou concreto aparente, permeada por uma constante preocupação com o meio-ambiente.

Como prêmios relevantes na carreira de Luiz Eduardo Índio da Costa, em Arquitetura e Urbanismo, podemos citar o 1º lugar na concorrência promovida pelo Ministério da Indústria e Comércio para elaboração do projeto do Instituto Nacional de Pesos e Medidas; o 1º lugar na concorrência promovida pela Companhia Docas do Rio de Janeiro para revitalização do conjunto denominado Pier Mauá, Cais do Porto – Rio de Janeiro, 1996; o 1º lugar no concurso instituído pelo SESC-RJ para elaboração do projeto do Centro de Atividades de Madureira, dentre muitos outros.

http://www.indiodacosta.com

Share.

About Author

Leave A Reply