Neza Cesar: explosão de criatividade e cor

5
nezaAna HickmannCasa Hotel
Casa Hotel de Ana Hickmann

O trabalho da designer de interiores Neza Cesar é encantador. Ela é uma das profissionais que sintetizam bem as tendências de morar que vêm ganhando força nos últimos anos. Suas composições têm muita personalidade, expressão, liberdade, mistura estilística atemporal, reciclagem, customização e cor, muita cor! Ousada e atrevida, possui o dom de harmonizar cores vibrantes, texturas e formas que, em princípio, seriam impossíveis. Executados com maestria, seus projetos alcançam o equilíbrio estético.

neza42

“Existem algumas combinações de cores que provocam um contraste muito bom na decoração. Na minha casa mesmo usei muito amarelo e rosa, vários tons, todos em estampas florais”, ensina. “Usar muitos tons de uma mesma cor também funciona. Gamas de rosa, por exemplo, com uma pincelada de melancia, que é quase vermelho”, exemplifica.

neza13

Ela mistura flor com flor, flor com lista e xadrez…sem medo de ser feliz! Seu trabalho é feito para “causar”, como ela própria o define. Cores, formas e texturas dialogam com sintonia entre si.

neza21

neza22

neza23

neza20sotao

neza25

“Não gosto muito de regras, acho que a única coisa que não pode é bater o olho e não ver uma harmonia no resultado. É como combinar as peças de roupa que você vai usar. Nada em tese é proibido, só a falta de harmonia”. Aí é que está o segredo. Se o conjunto não ficar hamônico, pode virar um desastre. Mas nas mãos dela isso não acontece, pois a designer tem o domínio total desse equilíbrio. Na minha última coluna da Revestir Gosto e bom gosto escrevo sobre essa capacidade de harmonizar as partes para tornar o todo agradável ao olhar. E, sendo assim, tudo pode!

Fotomontagem

Há quem ache esse estilo extravagante e infantil tipo “quero ser Barbie”. Mas ele reflete uma personalidade.

cor90
Apartamento de Karina Bacchi

neza31
Apartamento de Karina Bacchi

Vamos pensar também que estamos entrando numa era de quebra de fronteiras, inclusive de idade (ver post “O mundo é patchwork“). Podemos ser adultos e crianças ao mesmo tempo. Repare como, de um modo geral, a decoração de interiores está cada vez mais lúdica. (ver post “ Meu lado Alice ou Amelie Poulain“)

Inspiracaoextravagante2

Misturas inesperadas ricas em detalhes e de cores que se desprendem da parede e pulam para cadeiras, armários e mesas formando peças singulares… Suas criações também são mutantes e se prestam à múltiplas combinações. Enjoou das cores? É so trocar.

neza19

Há combinações que, mesmo sendo belas, causam uma certa estranheza pela singularidade. São justamente elas que fazem eu me perder admirando e decifrando cada pecinha como num quebra-cabeça. É tão bom se afastar da mesmice! Vivenciar uma ambientação de Neza é uma “experiência”!

NezaCesarLady FinaCafé1
Café-bistrô Lady Fina

nezar3

Para aderir ao estilo é preciso ousadia! Quem adora, mas não tem coragem, pode seguir a sugestão da designer: começar a fazer as “experiências” em algumas peças pequenas e, aos poucos, expandir até onde quiser.

NezaCesarLady FinaCafé6
Café-bistrô Lady Fina

“Meu trabalho é autoral e por isso, único. Portanto eu sou a bendita peça chave de todo o processo, desde o nascimento do projeto, apresentação (sou eu que pinto as perspectivas feitas pelas hábeis mãos dos arquitetos) e na execução eu também palpito o tempo todo, pois as misturas que faço enlouquece toda a equipe e eu adoro mudar ou acrescentar no decorrer… ou seja, eu mesma me encarrego de abarrotar meus minutos e segundos de todos os meus dias”, define seu processo de criação.

Cores30 (2)

A decoradora costuma laquear peças de madeira até os pés. Mas nunca de branco, bege… Sua preferência, que tanto marca seu trabalho, são as cores quentes e vibrantes. Um exemplo é o belíssimo sofá Luiz XV, um original francês que herdou de seu avô: a peça foi inteiramente pintada de azul turquesa e teve encosto e assento estofados com um adamascado nessa mesma cor. O mesmo tecido reveste as cadeiras assinadas por Sergio Rodrigues, na sala de jantar. O resultado foi uma sofisticada criatividade com uma explosão de alegria.

neza26

Neza não tem preconceitos contra estilos ou formas: tudo é passível de transformação. Da banqueta com pés palito dos anos 50 a banquinhos lançados na última Feira de Milão.

neza27

Quem pensa que ela vai juntando tudo de qualquer jeito, se engana. É tudo feito com muito embasamento, técnica e uma boa dose de intuição. “Dois exemplos que funcionam são: cortina lisa + tapete estampado + sofá liso – num tom que puxe para o tapete – cortina estampada ou com listras + tapete liso + sofá coordenado com a estampa da cortina que tenha ao menos uma cor que faça o link”.

nezacasadela9

neza4

neza3

Neza é capaz de repaginar qualquer móvel e torná-lo moderno, com uma beleza incrível e inesperada!  “Além de ser uma atitude sustentável, ao reformar os móveis de madeira maciça, dá para trocar de cor, pois o material aceita a repintura”, observa a designer de interiores. A laca e o patchwork são recursos muito usados em seus projetos:

NezaCesar4

neza29

Eu me identifico em quase tudo com o estilo Neza. A única coisa que não combina com a minha personalidade é o excesso de cores vibrantes. Já tenho estímulo demais! Prefiro viver em ambientes com cores, em toques sutis. Mas acho lindo!

Neza36

neza32

nezadecoracaoindiana

nezaapartamento de Karina Bacchi1
Apartamento de Karina Bacchi

E quem pensa que tudo o que ela faz é extravagante, se engana. Veja outros trabalhos mais suaves de Neza:

nezaDeniseFraga
Casa de minha prima Denise Fraga
nezaDeniseFraga4
Casa de Denise Fraga
nezaDeniseFraga2
Casa de Denise Fraga
NezaCesarLady FinaCafé4
Café-bistro Lady Fina
NezaCesarLady FinaCafé2
Café-bistro Lady Fina

NezaCesar7

NezaCesar3

neza6

neza8

neza15

Neste vídeo descontraído a Neza mostra como reformar móveis utilizando técnicas como pintura e estofamento.

Neza Cesar vive em São Paulo, mas já morou em Paris, Londres, Nova Iorque e Tóquio. Formada em Artes Plásticas pela FAAP, foi monitora na Bienal e assistente do Prof. Walter Zanini quando era diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea). Já  acumulou mais de 30 capas e matérias em revistas especializadas em decoração e arquitetura, incluindo as internacionais INTERIORES de Portugal e ELLE DECOR Francesa.
Atualmente seu Escritório de Estilo, que mantém em parceria com o fotógrafo (e marido) Sergio De Divitiis, desenvolve projetos de design de interiores, moveis e projetos para festas e eventos.

Escritório de Estilo Neza César
Tel: (11) 3571-2023

Poderá gostar também de:

PoderaGostarMeuLadoAlice copy PoderaGostarQuandomaisemais PoderaGostarTransmutacoesdeeMarcelWanders copy (2) PoderaGostarRecuperacaoEscritorio copy (2)

Share.

About Author

5 Comentários

  1. It should have ended up being the icing on the cake but instead Simon Cowell’s birthday surprise just for Nicole Scherzinger took the biscuit. The sardonic talent tv show don waited right up till the closing minute of the second day related to Seattle auditions to allow his fellow judge her goodies.

  2. magnificent put up, very informative. I’m wondering why
    the other experts of this sector do not notice this. You must continue your
    writing. I am sure, you’ve a great readers’ base already!

  3. Malanoxjuillet 6, 2012 Un peu dur Denis ! Il fait quand même partie des classics malt, pour que les néophytes puissent découvrir le whisky.Pour ma part , ses notes citronnées et sa bouche sucrée pourront en séduire plus d’un, même s’il vrai que la finale nous laisse un peu sur notre faim.Il me semble qu’il faudra mettre la fiche du site à jour, car on doit le trouver désormais qu’en 12 ans.

Leave A Reply