Caminhos sustentáveis

3

*

O Ecodesign não deveria existir

Por Marina Otte

Parece loucura o título deste post, certo? Errado.

Acredito que todo o design deveria ser sustentável, não deveríamos ter a divisão de agora está se fazendo decoração sustentável e para este projeto não. É possível pensar de maneira verde ao mesmo tempo em que se decorara um ambiente.

Infelizmente, apesar de a sustentabilidade ser uma prática relativamente nova, criaram-se pré-conceitos que fazem com que as pessoas acreditem que certas “imagens” ou “produtos” tenham que ter a “cara” verde e que as soluções são caras. O que leva a crer que toda a decoração sustentável tenha que ser com cara de verde também. O que não é verdade.

Veja esse exemplo:

sustentMarina1

Qual das duas imagens tem uma solução mais sustentável?

Errou quem falou a árvore de Natal feita de garrafa PET. Essa árvore não utilizou garrafas reaproveitadas. As 32mil garrafas foram COMPRADAS. Ou seja, tem cara de sustentável, utilizou o PET, mas foi necessário produzir todas essas garrafas novas ou invés de retirar dos lixos as usadas e pagar por elas. Perdeu todo o valor ecológico. Soma-se o fato de ter utilizado 40 mil lâmpadas. Independente do tipo, o gasto de energia com essa quantidade de lâmpadas não é nada verde.

Já na imagem da direita existem diversas soluções verdes que vamos abordar aqui na coluna: o móvel branco é multifuncional tanto mesa lateral como uma bandeja.  Além disso, possui selo verde FSC (Conselho de Manejo Florestal que garante a origem sustentável de produtos da floresta); a tinta da parede é à base de água; o piso também é feito com madeira de manejo sustentável; o sofá foi reaproveitado sendo apenas revestido novamente diminuindo o custo e evitando o uso de mais material para a confecção de um totalmente novo e por aí vai. Lembre que ambiente sustentável não necessariamente tem que ter a cara de verde. Até mesmo os tecnológicos e frios escritórios podem ser sustentáveis como estes abaixo com selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para edifícios verdes).

escritorioMARINA

A partir de agora, trarei todo mês soluções viáveis e utilizáveis que envolvem a sustentabilidade na decoração, sem que para isso tenhamos que ficar longe das tendências, da estética e do nosso ambiente dos sonhos.

Até breve.

aMarinaMarina Otte é arquiteta, designer premiada por seus produtos sustentáveis, como a cadeira Milano exposta na última Bienal de Design, professora na Graduação e na Pós Graduação em disciplinas de projeto, criação e sustentabilidade na UNIVALI, UNIASSELVI e FURB, mestre em Engenharia Ambiental, artesã, colunista da revista Hola China e do blog Menina IT. No blog Arquitetura Fashion faz inusitadas relações entre moda e arquitetura e ainda conta um pouco do grande desafio de morar na China sendo brasileira.

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

3 Comentários

  1. I’m confused … UK muslims routinely celebrate Christian holidays?I’m sure she will talk about the “prophet” Jesus.But really this is not the state of union address. Why must there be an “alternative view” of a holiday that muslims don’t even believe in!

  2. er..ekonomi..aku perlu ambil masa untuk mendalami dan hadam entri ni,ekonomi rumah tangga pernahla aku belajar sekolah dulu..tengkorak emas recently posted..VA:F [1.9.22_1171]please wait…VA:F [1.9.22_1171](from 0 votes)

Leave A Reply