Novo clean

2

Penso que existe uma lei da natureza, especialmente no campo da estética, de adequação, que tende à harmonia, ao equilíbrio. Os extremos, com o tempo, se amenizam e cada um vai incorporando um pouquinho do outro, sem, contudo, deixar de ser o que é.
Antes das mudanças que vem ocorrendo no âmbito do design de interiores, de uma década para cá, o estilo clean era sinônimo de decoração limpa, modernidade, “menos é mais” e por aí vai.
Com as transformações dos desejos, quando o lar começou a representar refúgio, acolhimento, local que deve refletir a personalidade de que nele vive, onde as pessoas devem se sentir à vontade e até mesmo um meio de expressão, os ambientes clean passaram a ser vistos também como frios, sem graça e impessoais.

Hoje noto um reposicionamento da decoração clean com algumas transformações muito bem-vindas! Tenho visto projetos em que o uso de poucos elementos predomina e menos continua sendo mais. Porém, com preocupação de deixá-los mais alegres, aconchegantes e personalizados.
Embora este conceito clean de decoração tenha um pouco de herança modernista, da Bauhaus, ele pode ser aplicado a qualquer estilo, exceto, claro, ao barroco.

Alguns truques conseguem obter esse resultado novo com a incorporação de alguns detalhes “chaves”. Entre eles, toques de cor, algumas estampas, tapetes felpudos, mantas, peças artesanais, obras de arte, composição de pequenos quadros e fotos na parede, objetos inusitados ou bem humorados, vasos com flores, velas,  revestimentos de parede rústicos como tijolinho, pedra ou lambri , tapetes coloridos listrados ou com desenhos marcantes, uma ou outra peça em estilo rebuscado ou étnico em contraste com as linhas puras,  móveis ou objetos com design marcante ou lúdico. Enfim, são pitadas de ousadia que quebram a monotonia, a frieza  e a sizudez, dando mais charme, bossa e personalidade à decoração clean.

Reparem na seleção de fotos abaixo como um ou vários desses elementos aparecem nos ambientes clean:

clean5

Turquesa6

CantinhoBomPretinhoBasico

clean7

Vintage3

InspiracaoRuiOtake
Obra do arquiteto Rui Otake

composicaoquadros

contemporaneo39

ContemporaneiStudio Fernanda Marques Arquitetos Associados3
Studio Fernanda Marques Arquitetos Associados

CantinhoBomPoltrona

bhg7

contemporaneoMissoni

Cor13

Cor2012a

Cor31

tumblr_m22o1l4rro1qb83abo1_500

inspiracao55

inspiracaocontemoranea

pedra5

DecoracaoBrasileira2

branco41

DesignItalianoPisoEpoxi

Contemporaneo25

NovoClean4

NovoClean6

Harmonia2

InspiracaoAntonia Mendes

fotonaparede6

inspiracao34

Personalidade4

Personalidade2

inspiracaoMicasa2

Fotonaparedes7

LuminrariaCanhao

InspiaracaoJantar

novoclean7

inspiracao17

Luminaria2

Escritorio (2)

Humor3

Design9

Inspiracaoalegre

Composicaodequadros6

SFD203BBB649A5A43E5B8EC68156222F131_1024x

InspiracaoClassico

rr

Listras2 (2)

novoclean8

SimplicidadeLinda

nezaDeniseFraga4

NovoClean

Esse cantinho chega a abusar de ser clean e aconchegante ao mesmo tempo!

Poderá gostar também de:

Bolsas Coquelux MoraremOutraEpoca PoderaGostaMinhaCasaeUmBrinco

Share.

About Author

2 Comentários

  1. Guima disse:desculpem. tinha lido apenas até perto do comentário 50. como a lina escreveu, paremos por aqui. essa conversa já nos fez crescer o quanto poderiamos.e o marmottan parece ser muito mais interessante!

Leave A Reply