Reciclagem: luminárias

2

8

coposdescartaveiseclips
Essa ideia é genial! Com copos descartáveis e clips de papel. Criada pelo artista plástico Douglas Okura. Veja o passo a passo aqui.

Havia uma época que nossa função era apenas escolher o que consumir e depois de um  tempo descartar. Ou, em casos mais patológicos, acumular. Até que o mundo ficou saturado de tanto material poluente a natureza e carente de tantos recursos que arrancaram dela, sem reposição. Mas este quadro está mudando. Hoje fico feliz de ver uma consciência nova crescer a cada dia. A passagem do consumo desenfreado para  um consumo mais responsável com reaproveitamento do que seria descartável. Essa mudança de comportamento só nos trouxe benefícios! Passamos a ser atores estéticos da decoração de nossa casa, a ter maior liberdade de expressão, a sermos mais criativos e únicos porque, no fundo somos singulares mesmo. E nada como ter uma casa com a nossa cara! Sem falar que a natureza agradece!

A prática da reciclagem se disseminou de verdade! Vejo ideias nesse sentido por toda a parte: na imprensa, nas redes sociais, na casa de amigos! Reciclagem, novos usos para objetos e móveis antigos, customização, “faça você mesmo” ou até comprado pronto. Mas péra aí! Como assim, comprado pronto? Não era reciclagem? Sim, mas o mercado absorve tudo. Com a tendência da reciclagem de vidros, latas, caixotes, palets,  entre outros, a estética desses objetos passou a fazer parte da decoração contemporânea. Para vender, o mercado copiou. Chegamos ao cúmulo de vermos mesa de centro com design de pallet fabricado especialmente para ser vendido em lojas. Sem reutilização nenhuma!

Gente, juro! Se não fosse para contribuir com a sustentabilidade, nunca que eu ia gostar do design de um pallet ou de um caixote de feira. Mas o mercado inescrupuloso (felizmente é só uma parte) se aproveita das pessoas que só querem entrar na onda, sem entender o que está por trás.

É um ciclo muito louco! Mas temos que saber separar o joio do trigo. O designer que lança um produto assinado, cujo material empregado foi realmente reaproveitado, é uma coisa. Esse eu aplaudo! É o que faz lojas e ateliers como Infinitta Decoração, Feira Fina, Lá na Ladeira e algumas outras marcas nacionais e internacionais. Outra coisa é fazer uma árvore de Natal com centenas de garrafa pet, cujas garrafas foram compradas exclusivamente para a “obra”, ao invés de serem reaproveitadas, como bem mostrou nossa colunista Marina Otte. No segundo caso, onde está a sustentabilidade? Só no conceito? Só que a natureza não se satisfaz apenas com conceitos.

Dito isso, preciso explicar que comecei a escrever esse post para compartilhar sugestões originais de reciclagem em geral. Mas só no item iluminação encontrei tantas ideias legais que fiquei só no campo das luminárias de teto, de mesa e outros pontos de luz. A seleção procurou privilegiar as mais belas e originais. Compartilhei imagens de vários blogs como o Recicla e Decora e o Reciclagem, Jardinagem e Decoração.

Algumas não sei como fazer, mas as mais habilidosas certamente saberão. Outras tem links com tutoriais. E, por último, mostrei algumas peças que eu e meu namorado fizemos numa tarde de domingo. Customizar é um dos nossos hobbies favoritos!

As tradicionais luminárias chinesas parecem que nasceram para ser customizadas. Como são bem baratas e lisas podem receber toques personalizados com reciclagem.

405908_220936951365930_945353267_n
Customizadas com flores de crochê
480958_474258372603330_58797657_n
Arranjo de flores e borboletas feito com sobras de tecido e jornal
papel
Com flores de papel. Tem um passo a passo em inglês aqui.

LampadasiluminadascomLED
Com lâmpadas queimadas de vários tipos e iluminação LED no meio. Mais informações aqui.
lampadas
Outra de lâmpadas com lâmpada.
Customizacao3
Com varetas de madeira ou especto de churrasco.
lustresGarrafasdeLicor
Com garrafas de licor
lustre-feito-com-potes-de-vidros-reciclados-decoracao
Com potes de vidro
reciclagem90
Com escorredor de macarrão. Os furinhos produzem efeitos luminosos no teto.

Reciclagem66

Neste caso, acho a lâmpada muito grande. Pode ofuscar a visão. A não ser que seja bem fraquinha.
reciclagem67
Veja como é fácil.
Reciclagem5 (2)
Com talheres. Sabe aquele terceiro faqueiro que você não usa e não sabe o que fazer com ele? Este pode se um ótimo e moderno destino!
Reciclagem10
Outra com potes de vidro e um suporte de madeia para a passagem dos fios.
reciclagem16
Cada uma será sempre diferente da outra. Ainda mais se acrescentarmos outros objetos como castiçais, lanternas, latas etc.
Garrafa
Com garrafas de vinho cortadas e um castiçal de cabo de cobre em espiral. Demais!
383966_356620637745287_472100254_n
Uma maneira bacana de customizar peças antigas é pintando . Não ficou uma graça este lustre?

Potes-de-vidro-reciclados-fazem-composição-de-lustre-sustentável-Imagem-Inhabitat
Encher o fundo dos potes com líquido de várias cores dá um efeito incrível!

Cerca-de-20-cores-de-líquidos-diferentes-foram-inseridos-nos-potes-de-vidro-Imagem-Inhabitat
Mais de perto
reciclagem19
Líquidos coloridos também integram a luminária feita de tubos de ensaio

ping pong 2

Bolinhas de ping pong! Com elas é possível recriar o mundo! Acredite!
reciclagem 72
Mais ideias aqui.
caneta
Com canetas esferográficas! Uauuuuu!
caneta2
Sem palavras!
reciclagem26
Essa imagem já circulou bastante. A ideia é mesmo muito boa e pode ser usada de várias maneiras. Veja aqui como fazer.
reciclagem60
Uma delas é com aqueles forrinhos de crochê que nossas avós colecionavam e nós sempre herdamos. O importante aqui é aplicar cola invisível para manter o formato em curva depois que estoutar a bola.
Rendas
Essa lindíssimas foram feitas pelas artesãs da Coopa-Roca na Rocinha. Tem um passo-a-passo aqui.
croche4
croche5
De tirar o fôlego!
Marcel Wanders

De mesa. Criação do design holandês Marcel Wanders, com crochê e epoxi.

reciclagem50
Um aro e várias fitas de cetim podem dar origem a uma linda luminária sem gastar nada. Na foto é um móbile. Mas a ideia pode ser adaptada.
aneldelatinha
E quando a gente pensa que nada mais será criado com anéis de latinha, surge uma luminária dessas!
aneldelatinha2
Também com anéis de latinha. Aqui tem um passo a passo.
CD
Caixa de CDs/ DVDs com uma lâmpada fluorescente no meio.

reciclagembotoesLustre

Linhas com botões de vários tamanhos podem formar uma luminária lindíssima de qualquer cor. Prefira os botões com mais transparência para a passagem da luz.

reciclagemLuminaria

Feita com quinquilharias de todo tipo. Maravilha!

Lustre-com-caixas-de-CDs-e-grampos-550x408

Caixas de CD vazias e uma lâmpada no meio. Veja o passo a passo.

419248_220922971367328_499157144_n
Pregadores e roupa entrelaçados, presos a uma base de madeira.
pregadores
Também com pregadores de roupa.
Feita-com-talheres-de-vidro-luminária-decora-qualquer-ambiente-Imagem-Inhabitat
Vidro é lindo de qualquer jeito! Até quebrado. O estúdio holandês Re-Creation aproveitou cacos de copos, talheres e cuias de alumínio para fazer esta luminária de mesa super original! Veja mais aqui.

Efeito-de-luzes-em-talheres-de-vidro-e-outros-objetos-como-copos-quebrados-dão-vida-à-luminária-Imagem-Inhabitat
O mesmo Re-Creation continuou explorando a ideia dos cacos de vidro e amarrou com arame!

reciclagem58
Fuxico com retalhos de tecidos são graciosos. Para luminárias, prefira os tecidos translúcidos.
reciclagem92
Nem sempre para  gostar é preciso entender. Sei que a lâmpada projeta a imagem através de uma lupa em dimensões muito maiores. A imagem parece ter sido impressa em acetato que, por ser translúcido, permite a passagem da luz.

reciclagem
Peças de crochê foram usadas para encapar o abajur. Em mim provoca uma deliciosa sensação de aconchego! Sabe de onde é? Da Bertolucci! Simples assim.
APRAE00001
Essa cúpula, encapada com retalhos de tecido formando um patchwork, é criação da design Mônica Conhen. Uma graça!

579946_10151051112286700_242079310_n

Quem não tem placas de gesso com lâmpadas focais embutidas pode aproveitar esta excelente ideia para criar pontos luz . As lâmpadas foram embutidas em xícaras invertidas e presas a uma placa de madeira, tipo prateleira chumada, que fez o papel do gesso.

Loja 052a

Feita por nós. Não ficou linda? Basta um tecido diferentes, colorido, divertido e aderente como o algodão, e cola de bricolagem. Uma camada de cola prende o tecido à cúpula. Depois de seca, é só passar uma camada de cola por cima do tecido para impermeabilizá-lo.
Loja 046a
Uma dica: se o tecido for colorido use pelo menos uma
das cores contidas no restante da decoração para formar uma unidade.

Abajur 035
Outra cúpula feita por nós. Amarramos as pérolas fake com nozinhos em fios de aço finos. No final, demos uma entortadinha nos fios.
Abajur 032
Em zoom!
Aniversario1
Idéia genial do meu namorado que tinha muitos rolos de filmes antigos (ele é colecionador) guardados. Encapou a cúpula com as tiras! O efeito repetitivo dos quadros ficou show! Assim, meio pop art. Para constrastar, usamos uma base rebuscada, achada em um antiquário.

Tive que parar este post na marra porque a imaginação não tem limites. São muitos os exemplos que achei. E aqui não tem nem um décimo!
Essas são apenas algumas idéias que mostram como é possível reciclar com o que se tem em para deixar a casa mais bela, se divertir e contribuir com a preservação do planeta. No mais é só cultivar este novo olhar para essas tais “coisas” que geralmente jogamos no lixo, sempre pensando em como poderiam ser reaproveitadas para criar objetos lindos, diferentes e/ou funcionais. E muita criatividade porque, com a mesma rapidez que essas ideias se espalham, elas são copiadas! E todo mundo igual perde toda a graça!

Será que um dia seremos todos artistas. Sabe aquela máxima: “de artista e louco todo mundo tem um pouco?”. É isso! Não, na verdade sei que o provérbio não é assim, mais pode ser.

Poderá gostar também de:

CursoemDomicilio PegadaAmarela PoderaDobreFácil copy PoderaGosta64ideiasdecustomizacao

Share.

About Author

2 Comentários

  1. Donna was an amazing woman. She was a good friend and co-worker. She always made me laugh till I cried. Everyone gravitated towards her because Donna was so wonderful and kind. Donna will be missed by so many people. I consider myself very fortunate to have known her.

  2. Hey, you used to write great, but the last few posts have been kinda boring¡K I miss your super writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

Leave A Reply