Caminhos Sustentáveis

1

8

Piso de dança sustentável

Por Marina Otte

aMarina

Este foi mais um ano de Olimpíada, e algo que sempre me chama a atenção são as cerimônias de abertura e de encerramento. Para mim, uma das mais marcantes foi a de Pequim 2008, mas a de Londres não deixou a desejar. O curioso é que a grande tecnologia usada nas duas foi o LED. Na de Pequim, um grande piso contava a história da China e das Olimpíadas. Na de Londres, pequenos painéis anexados as cadeiras nas arquibancadas formavam impressionantes imagens.

led londres abertura marina otte
Londres
led londres abertura marina otte 2
Londres
telao led pequim marina otte
Pequim

O LED ou Light Emitting Diode, é uma lâmpada que emite luz por eletroluminescência, diferente das lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Essa lâmpada é a mais durável e econômica existente no mercado, consequentemente a mais sustentável. O único problema é que alguns modelos ainda não têm a mesma capacidade de iluminar das lâmpadas conhecidas. Todavia já existem modelos equivalentes. Ainda vou abordar o LED para uso residencial.

Os dois exemplos, Londres e Pequim, por si já são ótimos. Todavia, como tudo em sustentabilidade, sempre dá para melhorar. Lembre sempre disso: não existe nada 100% sustentável, sempre teremos impactos, ou seja, sempre poderemos fazer melhor.

Foi aí que me lembrei que houve algo, além do piso de LED, apresentado em Pequim: o piso de dança sustentável.

piso sustentavel marina otte1

Este piso é uma espécie de plataforma iluminada, muito interessante para festas. A diferença está que a energia gerada pelo movimento das pessoas sobre a plataforma é convertida em energia elétrica. Quanto mais dança, mais energia.

piso sustentavel marina otte2

Pode parecer algo muito difícil de entender, mas lembre daqueles relógios de pulso que para mover os ponteiros é necessário chacoalhar o relógio ou apenas movimentar o corpo, isso se chama energia cinética. E a tecnologia não é nova não, meu avô já possuía um destes.

Voltando ao piso, ele pode ser comprado ou alugado, existem empresas especializadas. A energia pode ser reaproveitada na própria festa. É até uma dica, pois os pisos de LED viraram moda em festas como casamentos no Brasil. Cada módulo tem em média 65x65cm e 30cm de altura.

piso sustentavel marina otte3

Uma boa desculpa para sair e se movimentar, heim?

Fontes:

http://www.cn-leddisplay.com.pt/cases.html
http://www.visualizeled.com.br/blog/2012/08/show-de-tecnologia-na-olimpiada/

Marina Otte é arquiteta, designer premiada por seus produtos sustentáveis, como a cadeira Milano exposta na última Bienal de Design, professora na Graduação e na Pós Graduação em disciplinas de projeto, criação e sustentabilidade na UNIVALI, UNIASSELVI e FURB, mestre em Engenharia Ambiental, artesã, colunista da revista Hola China e do blog Menina IT. No blog Arquitetura Fashion faz inusitadas relações entre moda e arquitetura e ainda conta um pouco do grande desafio de morar em Xangai sendo brasileira.

Colunas anteriores:

Hotel boutique sustentável em Xangai

O ecodesign não deveria existir

Share.

About Author

1 Comentário

  1. “You can be made aware the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. Near was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never desires to go back! LoL I identify this is wholly off matter nevertheless I had to know someone!

Leave A Reply