Artesanato sustentável

264

*

Por  Fernanda Holt

Fernanda_holt

Olá, nessa coluna que inicia o último trimestre do ano (como o tempo voa, né?!) quero falar para vocês da grande diversidade de marcas que vem se preocupando em atender a demanda do consumidor mais consciente e desenvolvido produtos totalmente artesanais ou em parte, e sustentáveis, ao mesmo tempo. Afinal, hoje queremos ter uma casa funcional e decorativa, mas sem causar malefícios a natureza ou a sociedade.
O tecido reciclado EcoSimple, por exemplo, conquistou no final do mês de setembro o Prêmio IDEA Brasil 2012 na categoria têxtil. A linha, desenvolvida em parceria com o famoso estilista Alexandre Herchcovitch, é produzida através de um processo inovador, que vai desde a coleta manual de sobras de tecido descartadas pelas indústrias têxteis, passando por várias etapas de reciclagem onde são agregados resíduos de embalagens pet para compor os novos tecidos. As tonalidades são obtidas aproveitando a coloração natural das fibras recicladas sem uso de corantes, produtos químicos ou de água. A cada metro de tecido produzido são eliminadas, do meio ambiente, 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas pet.

foto1_eco_simple

Saindo um pouco do Brasil, chegando aos Estados Unidos, encontramos os lindos móveis de madeira da marca Verde Lifestyles produzidos à mão com consciência ambiental. Selecionei para vocês o banco Wood Wave que é bastante funcional, permitindo guardar livros ou colocar algum enfeite na sua parte interna. A diversidade de produtos deles é grande e traz de fruteira para a cozinha a grandes paineis decorativos.

foto8_wood_wave_bench

foto10_large fruit bowl

foto9_WPB3030-L-WAL-2

Como adoro vinhos, me chamou a atenção essa mesa que reaproveita barris dessa bebida. A mesa é um simples e ótimo exemplo para reforçar como tudo pode ganhar um novo uso, basta imaginação e boa vontade. A peça está à venda na loja americana on line Viva Terra que tem como lema trabalhar somente com designers e artesãos que tenham respeito ao meio ambiente na hora de produzir suas peças.

foto12_zm_wine-barrel-planter

foto11_zm_sm12-bs-1540025t-b

Fico por aqui. Beijos e até a próxima!

Fernanda Holt é jornalista,
relaçõespúblicas e autora do blog Sala da Nanda

Anteriores:

Share.

About Author

Leave A Reply