Caminhos sustentáveis de bike

371

Por Marina Otte

aMarina

O nome da coluna “caminhos sustentáveis” me levou ao post de hoje: um eco-transporte e, porque não, um objeto de decoração.

Ao decorar um ambiente, além das soluções sustentáveis, devemos favorecer as práticas verdes. Uma delas pode ser a bicicleta. Além de contribuir com o meio ambiente, a bike pode fazer parte da ambientação, resolvendo a velho problema de não ter lugar para guardá-la. Não tem porquê não mostrá-la.  As peças novas são ótimas em função do design arrojado, e as antigas porque são um charme, claro, se bem conservadas. Elas podem ser penduradas na parede e incorporadas ao décor, conferindo um ar bem moderno ao ambiente.

bicileta decoracao marina otte2

bicileta decoracao marina otte

Fonte: Alkemie e Wiebkfesch

As formas de pendurar podem ser por meio de ganchos ou até de prateleiras feitas sob medida para este fim, como este modelo:

prateleira bicileta1 marina otte

prateleira bicileta2 marina otte

Fonte: The Knifeandsaw

E nada de: “casa de ferreiro, espeto de pau”. Quando fui morar na China, usei bicicleta por opção, pois a empresa pagava o transporte (táxi). Passei a usar bike para tudo. Quando a distância era muito grande, ia de bicicleta até o metrô. Claro que conheço as dificuldades ao uso em diversas cidades brasileiras. Mas mesmo assim, sempre que possível, tentem.

Porque é sustentável? Sim. Mas por outros motivos também. Comparem o tamanho de uma bicicleta com o tamanho de um carro: ocupa bem menos espaço, ajudando  a diminuir os congestionamentos. Fora o fato de que a energia provém de nossas pernas. Ao invés de queimar combustível, queima gordura do nosso corpo. Ou seja, zero de emissão de gás na atmosfera, melhoria na qualidade do ar e diminuição do uso de combustíveis. Além de um ótimo exercício!

Existem ainda bikes feitas de diversos materiais. Uma das escolhas alternativas são as de madeira  certificada e até de bambu.

bicileta bamboo marina otte

Fonte: Boobicycles http://boobicycles.com

Mais uma dica que faz a gente se movimentar. E olha que o verão está aí!

Para quem reclamar do calor ou do cansaço tem ainda os modelos elétricos, dobráveis e estilosos. Deu vontade de pedalar?

Marina Otte é arquiteta, designer premiada por seus produtos sustentáveis, como a cadeira Milano exposta na última Bienal de Design, professora na Graduação e na Pós Graduação em disciplinas de projeto, criação e sustentabilidade na UNIVALI, UNIASSELVI e FURB, mestre em Engenharia Ambiental, artesã, colunista da revista Hola China e do blog Menina IT. No blog Arquitetura Fashion faz inusitadas relações entre moda e arquitetura e ainda conta um pouco do grande desafio de morar em Xangai sendo brasileira.

Colunas anteriores:

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply