Inveja branca

1

9

521612_463829503658879_952490135_n

Penso que já está mais do que na hora de adquirimos uma cultura mais consolidada sobre a demanda de organização na modernidade.  Identifico uma busca crescente neste sentido. Embora estejamos numa transição para uma fase de consumo consciente, de desapego ao que não é essencial, ainda pertencemos a uma geração de consumistas vorazes. No entanto, há dificuldades em três aspectos:

Em primeiro lugar, a maioria dos projetos de design de interiores não se preocupa com este item básico da vida diária dos seres humanos. Salvo raras exceções – aliás, tudo o que eu disser aqui tem exceções, viu?
Como organizadora de interiores, tenho sido chamada com frequência para refazer projetos lindos, mas que não previram este “pequeno” detalhe que faz toda a diferença. Não adianta um closet com espaço apenas para 15 pares de sapatos, prateleiras com distâncias exageradas entre si, gavetas sem divisórias, cabideiros sem lugar para vestidos longos, gavetões do mesmo tamanho. Também é preciso lugar para pendurar gravatas, cintos, colares, só para dar alguns exemplos.
Mesmo quando nós, organizadoras, realizamos a primeira etapa do trabalho, o “descarte”, ainda falta muito espaço para guardar o que se tem. E não é só falta de espaço nos móveis, mas desperdício de espaço.  Outro dia, uma cliente me chamou para organizar os livros dela e do marido porque no projeto de arquitetura não foi prevista uma estante ou prateleiras para este fim. Por outro lado, na sala de estar havia um aparador largo e comprido, que ocupava uma parede inteira. Todo o espaço (considerável) debaixo do aparador estava livre e sem função. Para aonde foram os livros? Para lá, é claro. Projetamos um móvel com duas prateleiras extensas que se encaixou perfeitamente no aparador. E ainda deu um ar a mais de aconchego ao ambiente. Isso acontece, a meu ver, porque no Brasil, o arquiteto não costuma chamar um consultor de organização na hora de elaborar um projeto. Resultado, acabamos tendo que redecorar ambientes para receber organizadores.

Em segundo lugar, os móveis planejados estão melhorando, mas os projetos ainda são fracos diante das necessidades.

E , por último, os fabricantes e comerciantes não disponibilizam no mercado organizadores de alto nível. É comum chegar para trabalhar em casas, onde não há um organizador sequer.  Tudo bem que essa cultura está chegando aos poucos no país e ainda é muito recente. Como querer que as pessoas tenham organizadores em casa se eles quase não existem nas lojas. Nós sofremos isso na pele quando temos que fazer um trabalho. É uma verdadeira romaria para encontrar organizadores adequados para os ambientes. Todos num mesmo lugar? Nem pensar! Os EUA, por exemplo, estão  anos luz à nossa frente nesse ponto (como em muitos outros, diga-se de passagem). Lá tem até shoppings só de organizadores! Acredita? Como isso nos facilitaria a vida! É uma variedade de cores, tamanhos e tipos de material que atende às diversas necessidades.

Veja o que poderia ter aqui, mas que no momento só tem lá fora:

crateandbarrel2

Organizadores de acrílico empilhável multiuso
Straw-Basket

Repare a variedade de cores e o acabamento

straw_basket_634547859000132271_2

Straw basket

Martha Stewart 1

Linha Martha Stewart

Fashion-Plastic-Straw-Basket-ZF-3511-

IKEA17

IKEA

IKEA18

IKEA

Martha Stewart Living Martha Stewart Living2

Linha Martha Stewart

Martha Stewart Living3

sh-broad$729132149

Straw_Basket (1)

Straw_Laundry_Basket_S_4

organizer-boxes_Craft-Mill-Inc.-300x200

IKEA4

Neu-Home-Chrome-Sehlf-Dividers

Separadores para camisas ou camisetas em prateleiras

marthastewart.com2

Linha Martha Stewart

bbb-storage-bins_300

gimagesr

Canvas_Laundry_Bag

Colorful_Wheat_Straw_Basket

theposhspace.com4

The Poshspace

theposhspace.com3

The Poshspace

theposhspace.com2

The Poshspace

IKEA13a

IKEA

Closet_organizers

staples.com4

IKEAoffice

IKEA

IKEA

IKEA

IKEAofice3

IKEA Office

IKEAoffice2

IKEA Office

IKEAOffice4

IKEA Office

Martha-Stewart-recipe-box

Linha Martha-Stewart

IKEA7

IKEA Kids

IKEA6

IKEA Kids

IKEA5

IKEA Kids

IKEA2

IKEA Kids

IKEA9 IKEA12

IKEA Kids

IKEA3

IKEA Kids

3509991_ProductDescription

1961746

household

Porta-lego da House Hold

household3

House Hold

IKEA15

IKEA

IKEA22

IKEA

IKEA20

IKEA

IKEA23

IKEA

IKEA8

IKEA

Ficlip-boards-md108265_vert

Dá até raiva! Fico babando!
Para não ser injusta, fiquei bastante impressionada quando estive ontem na Tok Stok e vi uma variedade de organizadores novos recém-chegados para as vendas de Natal! Já é alguma coisa! Só não verifiquei os preços, ainda.

Poderá gostar também de:

      

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

1 Comentário

  1. Ah, poor Stephen. I feel his pain……and this is where Steve and David both feel like they got off rather lightly with their queue-jumping antiques, in Single Bride…

Leave A Reply