Selos Verdes

411

Selos Verdes

Por Marina Otte

aMarina

Grande parte dos caminhos sustentáveis está baseada nas escolhas que podemos fazer em relação aos produtos. Existem diversos fatores que podem nos orientar a optar por soluções mais verdes, um deles, e que facilita muito, é procurar por produtos com os chamados “rótulos ambientais”. São selos que visam a informar o consumidor algumas características sobre o produto. Os rótulos ambientais costumam ser conhecidos também como “selo verde”, “selo ambiental” ou “rótulo ecológico” (Biazin e Godoy, 2000)

Existem diversos selos espalhados pelo mundo. Mas sempre pesquisem antes, pois existem selos de qualidade “duvidosa” onde os próprios fabricantes se autorrotulam. O mais indicado é sempre procurar selos que possuem certificadoras independentes. Um dos mais reconhecidos pelo mundo é o FSC (Forest Stewardship Council) – Conselho de Manejo Florestal.  Ele  é é fornecido aos produtos de origem florestal. Para o Brasil, como ainda possui grandes reservas florestais e muitos produtos ilegais provenientes dela,  é o tipo de selo ideal para analisarmos. Ele se baseia no famoso tripé da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável. Todos os produtos são provenientes de florestas com manejo sustentável. E toda a cadeia produtiva deve possuir o selo.

Mais infos: http://br.fsc.org/

Marina Otte é arquiteta, designer premiada por seus produtos sustentáveis, como a cadeira Milano exposta na última Bienal de Design, professora na Graduação e na Pós Graduação em disciplinas de projeto, criação e sustentabilidade na UNIVALI, UNIASSELVI e FURB, mestre em Engenharia Ambiental, artesã, colunista da revista Hola China e do blog Menina IT. No blog Arquitetura Fashion faz inusitadas relações entre moda e arquitetura e ainda conta um pouco do grande desafio de morar em Xangai sendo brasileira.

Colunas anteriores:

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply