Híbridos

398

Das cavernas até hoje, muitas transformações ocorreram naquilo que entendemos como casa/habitação. E com elas, objetos e mobiliários também mudaram na estética e na função. Mas o divertido mesmo é perceber essas mudanças acontecendo no presente.  Já notaram como os sofás aumentaram e outros móveis encolheram, como mesas de apoio e cadeiras? Desde que a casa contemporânea se tornou uma espécie de santuário ou paraíso – protegido de tudo de há de desagradável do lado de fora – as paredes das áreas de convívio foram quebradas e  o anseio por mais conforto cresceu. É por isso que nesses ambientes, como o estar e o home-theater, os sofás estão cada vez maiores.

Por outro lado, para amenizar a falta de espaço nos grandes centros urbanos, a redução no tamanho do design de outros móveis se faz necessária.

Cadeira MG Nagasaki do designer Mathieu Matégot para a Gu

Mas é justamente pelos mesmos motivos que todos têm algo em comum: a versatilidade. E esse, na verdade é o tema da nossa coluna do mês.

 

Cadeiras que viram mesa por Claudio Sibille

Uma das grandes tendências do design atual é ser híbrido (composição de dois elementos diversos reunidos para originar um terceiro elemento). A todo o momento, vemos surgir banco-aparador, pufe-baú, sofá extensível que é cama e acento ao mesmo tempo.  O céu é o limite para a multifuncionalidade. É um modismo? Não. É uma adequação às novas necessidades contemporâneas.  O design multifuncional e compacto ajuda também a compor misturas com outros móveis mais pesados e grandes que resgatam a memória – outra tendência de nossa época.

Da designer irlandesa Orla Reynolds

Da designer italiana Paola Navone

Do designer Sakura Adachi

Planejados da Celmar

Hollow-chair da Judson Beaumont’s designs

 

James Howlet

 

Poltrona Wilmer por Stefan Borselius

Scoop Tondo do designer GuidoRosati para a italiana Saba Italia

 

Sofá-poltronas To Gather dos holandeses Bart Eijking e Patrick de Louwere

 

Sushi Collection do designer Edward Van Vliet para a Moroso

 

Publicado originalmente em minha coluna na revista eletrônica Revestir 

Poderá gostar também de: 

   

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply