Toque na alma

483

a

Terraços e varandas: cantinhos do coração no seu lar

Por Mon Liu

Você sabe qual a diferença entre varanda e terraço?

A varanda é a parte de uma casa que serve de transição entre os espaços internos e externos (jardim ou quintal). Terraço tem a mesma função da varanda, mas fica em andares superiores ao térreo.

É uma área de lazer onde se pode colocar uma mesa e cadeiras ou pendurar uma rede. Mais do que isto, as pessoas redescobriram o prazer de ficar em casa e este ambiente adquiriu uma releitura lúdica. Inclui-se na brincadeira a jardineira de ervas aromáticas, os vasos de plantas e flores e os acessórios que fazem parte do cenário.

Pesquisas mostram que empreendimentos situados nas proximidades de áreas verdes têm melhor qualidade de vida e menores índices de violência e de poluição. Reverte em boa comunicação entre as pessoas. Auxilia na acústica também, ou seja, diminuição de barulho, som ou poluição sonora.

Tornou-se uma extensão da sala ou da cozinha, ocupando uma área substancial em relação à planta de arquitetura. Churrasqueiras e fornos, pias com cooktop e frigobar, área de refeições, um espaço multiuso (receber amigos, ler, meditar, relaxar, lazer, brinquedoteca, exercícios leves) fazem parte deste espaço especial.

Profissionais liberais podem optar por transformar o terraço no seu home office;  artesãos, em oficinas de criação; artistas, em ateliês, e assim por diante… Nestes casos, o bom senso pede fechamento da sacada para proteção dos móveis e objetos, diminuindo o trabalho de manutenção e limpeza e melhorando a produtividade.

Para terraços próximos uns dos outros, existem maneiras fáceis de manter a privacidade: jardineiras com plantas mais altas dificultam a visualização formando uma barreira natural e discreta. Quem curte o jardim tem uma espiritualidade elevada…

Em alguns prédios, há permissão para uso de persianas, diminuindo a incidência de raios de sol em dias de calor e ocultando o interior de olhares curiosos. Um biombo, divisória ou treliça é uma sugestão a se pensar na condução ou suporte de plantas para um jardim vertical.

Dependendo da face (norte, sul, leste ou oeste), algumas espécies vegetais se adaptam melhor. Algumas opções interessantes: bromélias, orquídeas, samambaias, heras, brilhantinas, peperômias, ripsális, marantas, dinheiro em penca, begônias, avencas, chifre de veado, aspargos, suculentas, cactáceas, russélia. Não se esqueça de atrair os passarinhos, beija-flores e borboletas!

 

Terraço não é área de serviço… Nada de varal de roupas dobrável, tapetes e toalhas para secar, depósito de objetos sem uso, estoque de produtos. Ah, você quer um ambiente colorido, mas não tem tempo de cuidar?

Simples: a variação de cor, forma ou textura pode vir através de plantas com uma certa coloração. É o caso da dracena marginata tricolor, do pleomele, do cróton, da nandina, da hera variegata ou do alumínio.

As suculentas e os cactáceos exigem apenas manutenção básica, a orquídea é uma planta bem rústica que requer pouquíssimos cuidados… Para quem tem crianças ou animais de estimação, tomar cuidado e pesquisar antes para ver as espécies tóxicas. O mais importante é adaptar o espaço do terraço para que o seu dia a dia seja mais feliz!!!
Bom proveito…

Mon Liu é  docente do curso de ‘Feng Shui para Design de Interiores’ do Senac há mais de 10 anos, sendo formada em Engenharia Civil pelo ‘Mackenzie’. Faz design de interiores, paisagismo, feng shui, cenografia, figurinos e ambientação de eventos. Escreveu o livro de “Feng Shui”, série Zen, da ‘Revista  Caras’ e fez o paisagismo da novela ‘Chocolate com Pimenta’ da TV Globo. Tem muitas publicações em revistas, sites, jornais e participou de várias mostras de design e paisagismo.
https://www.facebook.com/monliu1

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply