Quando o equilíbrio depende da organização

1

Por Mon Liu

Todo início de ano, mil promessas são feitas, metas e planos traçados e a maioria das  vezes não concretizados. Desejos, sonhos e pensamentos são anotados numa nova  agenda. No meio do caminho, perde-se o rumo por causa de coisas urgentes a resolver, que podem não ser tão importantes assim.

Se o caos é uma etapa dolorosa para se chegar ao progresso, nem por isso tem que conviver com ele 24 horas por dia. Existem dicas e sugestões simples que facilitam a vida de todo mundo. A bagunça gera perda de tempo, de oportunidades e de dinheiro. Já ouviu falar que medo é atração? Tudo aquilo em que você foca a sua atenção se materializa!

Não dê desculpas. Não jogue a responsabilidade de suas decisões nas costas de outra pessoa. Ao procurar papéis e documentos, momentos preciosos e a sua energia são desperdiçados. A falta de organização faz assumir dois compromissos no mesmo horário, acontecer atrasos frequentes e enfrentar situações constrangedoras.

Recebe-se multas de contas não pagas na data correta, a imagem profissional fica arranhada e causa perda de créditos até com os amigos mais chegados… Mas, como começar a organização da sua vida? Comece a sua reforma íntima através de uma simples gaveta do escritório ou do lar. Dê, doe, troque, jogue fora, descarte o que não serve mais, conserte tudo que não funciona na sua vida atual.

Arregace as mangas, fique apenas com o que é essencial, corte os supérfluos. Mantenha tudo limpo. A poeira atrai mofo, ácaros e insetos que causam doenças. Separe de 15 a 30 minutos diários para criar uma rotina de organização. Separe um dia da semana para afazeres domésticos e pagamentos assim como compras, limpeza e arrumações.

Tenha cestos de lixo em pontos estratégicos do seu lar.

Por exemplo: próximo da mesa do escritório. Evite acumular papéis desnecessários. Já ouviu falar de “acumuladores compulsivos”? Retire todos os itens que estão desorganizados, separando em pilhas. Classifique os papéis em: contas a pagar, contas pagas, arquive os documentos e recibos.

Deixe-os em local de fácil visualização. Evite armazenar em excesso potes vazios, caixas, sacolas, revistas e jornais velhos. Pratique o desapego em relação às coisas e às pessoas. Faça uma lista de tarefas pendentes. Foco em soluções: vá ao encontro da raiz dos problemas! Use a criatividade e a imaginação para alcançar sucesso pessoal e profissional.

“Às vezes, a nossa vida é colocada de cabeça para baixo para que possamos aprender a viver de cabeça para cima” já dizia Cecília Sfalsin. Para quem tem chapéus, lenços e bolsas, um mancebo seria uma solução prática. O seu guarda-roupa revela muito sobre a sua personalidade.

Você consegue interferir no seu estado interior se vestindo de determinada maneira. Dependendo do figurino, muda o comportamento, atitudes e o modo de caminhar. Sempre passa uma mensagem para as outras pessoas e principalmente para você mesmo. É um bom exercício de autoconhecimento…

A sua vestimenta dá pistas de cultura, status, emprego, emoções, ambições e hábitos de consumo. Organize as roupas por cores e funções. Fique apenas com as peças preferidas que o favoreçam e que vistam bem. Guarde de forma a ver tudo que tem. Se você não vê, não lembra e não usa. Simples assim!!!

Compre o que precisa no momento e não o que quer. O foco deve ser o estilo básico e atemporal. Invista em peças versáteis que podem ser usadas de dia e de noite. Não se esqueça dos acessórios. Qualidade é mais importante que quantidade. Cuide bem de suas roupas. Bom investimento é aquela roupa usada muitas vezes.

Cuide da sua saúde e do seu bem-estar. Se ficar só no “blá-blá-blá” e agir no “automático”, terá os mesmos resultados de sempre… É só isto que você merece? Trabalhe o desapego em relação a coisas e pessoas. Pense menos e faça mais, com planejamento e estratégias inovadoras. Boa sorte!!!

Mon Liu é  docente do curso de ‘Feng Shui para Design de Interiores’ do Senac há mais de 10 anos, sendo formada em Engenharia Civil pelo ‘Mackenzie’. Faz design de interiores, paisagismo, feng shui, cenografia, figurinos e ambientação de eventos. Escreveu o livro de “Feng Shui”, série Zen, da ‘Revista  Caras’ e fez o paisagismo da novela ‘Chocolate com Pimenta’ da TV Globo. Tem muitas publicações em revistas, sites, jornais e participou de várias mostras de design e paisagismo. https://www.facebook.com/monliu1

Coluna anterior:

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

1 Comentário

Leave A Reply