O quarto pilar da sustentabilidade

2

 

Por Marina Otte

aMarina

Uma das bases do pensamento sustentável sempre foi o tripé ou os três pilares da sustentabilidade. Eles determinam que o desenvolvimento sustentável deva se basear nos seguintes conceitos:

Social:
Trata-se do capital humano. Compreendendo questões como salários justos, respeito às leis trabalhistas, o impacto que as atividades vão causar na sociedade ao redor, entre outros;

Ambiental:
É o capital natural. Envolve itens como respeito à legislação ambiental, pensamento a curto, médio e longo prazo e análise dos impactos ambientais;

Econômico:
Envolve a questão da viabilidade econômica, ou seja, não adianta ter lucro se devastar o meio ambiente. Aliado aos quesitos anteriores, uma empresa também deve ter lucros ambientais e sociais.

Mais recentemente surgiu um novo pilar, de suma importância: o CULTURAL.

O aspecto cultural se baseia, em grande parte, na manutenção de comunidades, tradições e características únicas de cada povo. Uma das bases desse pilar está no artesanato. Muitas comunidades sempre desenvolveram trabalhos e produtos aproveitando sobras, ou materiais naturais sem agredir o meio ambiente. Valorizar esse tipo de trabalho é uma base imprescindível ao desenvolvimento sustentável.

Uma maneira de cada um favorecer o pilar da cultura é utilizar artesanato local na decoração. Muitos designers de interiores já voltaram seus olhos para essas comunidades e ajudaram a desenvolver peças atualizadas que casam com as ambientações.

Abaixo mostro uma pequena seleção de Santa Catarina, estado onde nasci. Procure na sua região, tenho certeza que você vai se surpreender e ao mesmo tempo ajudar na sustentabilidade e ainda por cima criar ambientes únicos.

1. Banco feito de eucalipto e assento com sobras de  tecidos das indústrias têxteis de Santa Catarina. O projeto, conhecido como Das Catarinas, fica em Joinville:

 

4p1

2. Tapetes feitos em tear com sobras de tecido da Toca Tapetes, que trabalha com um grupo de mais de 50 artesãos em  Araranguá-SC:

4p

 

3. Luminária feita com palha de trigo da Tranças da Terra que trabalha com comunidades rurais do meio-oeste de Santa Catarina. Ganhou o prêmio House & Gift Design:

4p2

 

5. Bowls fabricados com tiras de malha sobras de  tecidos das indústrias têxteis de Santa Catarina. (Das  Catarinas)

4p3

6. Prato feito de fibra de bananeira e celulose da  Gente de Fibra. A Cooperativa Mariense de Artesanato foi gerada paralelamente ao Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural em Maria da Fé. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE:

Fontes:

http://www.trancasdaterra.com.br/index.php

http://www.solidarium.net/

Anteriores:

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

2 Comentários

  1. Soy psicologa Clinica, estoy tratando un caso en el cual he aplicado algunos test de los cuales ustedes no recominedan,seria importante que tambien sugieran los test actualizados para poder diagnosticar efectivamente este tratorno, seria oportuna su sugerencia…Gracias.

Leave A Reply