Plantas na varanda

185

*

Por Marisa Lima

Foto Marisa

 

Hoje em dia ter grandes jardins ou morar em casa são possibilidades cada vez mais raras. A maioria dos brasileiros mora em apartamentos. Alguns, no entanto, têm varandas que podem se tornar um local receber amigos e a família. Para que o ambiente seja agradável, nada melhor que plantas. Como existem varandas de todos os tamanhos, vou dar algumas dicas.

Nas pequenas, deve–se ter cuidado para não sobrecarregar de plantas e mobiliário, pois ficará faltando espaço para circulação. E lembre-se que a engenharia recomenda 350 kg por metro quadrado, então devemos pensar no peso do vaso, da terra, da planta e que perto dela vão circular pessoas. É melhor errar para menos do que para mais.

varanda com pouco espaço, vasos formando jardim

Se a varanda for média, podemos colocar mais vasos, alguns arranjos com vasos juntos ou separados. Vai depender da quantidade de móveis que você vai usar.

corredor estreito sol pleno

Já para quem tem uma varanda grande, podem ser colocadas várias plantas.

varanda sombra (2)

Agora vamos às dicas de plantas.

Para varandas sombreadas:
Se for usar somente um vaso, coloque uma planta de grande porte, como palmeira ráfis, palmeira chameodorea, palmeira areca e pleomele verde. Se o espaço permitir mais vasos algumas plantas de médio porte como pacová, sansevieria cilíndrica, lírio da paz, zamiolcucas e aglaonema.

corredor estreito sol pleno

Se for fazer um jardim vertical na parede, dinheiro em penca, samambaias, aspargo e orquídeas são boas opções.

pouco espaço meia sombra jardim vertical

Para varandas que recebam pelo menos quatro horas diárias de sol, pode usar plantas de grande porte, como as frutíferas: jabuticaba, pitanga, romã ou folhagens como pleomele variegata, dracena tricolor e cordiline.

frutífera varanda sol (2)

sol pleno corredor frutíferas

De médio porte, buxinho, strelitza, agave, moréia. E pequenos vasos com flores ou até temperinhos.

cerca viva varanda sol pouco espaço

Se sua varanda for próxima a do vizinho, para ter privacidade, você pode colocar várias jardineiras enfileiradas formando uma cerca viva. Pode usar murta, areca, fícus, bambuzinho formando arranjos harmoniosos.
Você terá uma varanda charmosa e aconchegante além de todos os benefícios que as plantas podem proporcionar, como redução de ruídos, umidade, ar puro, redução do calor, entre outros.

espaço grande sol 2

espaço grande sol

Fotos de trabalhos realizados por Marisa Lima

Marisa Lima é paisagista formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Tem 34 anos de experiência na profissão. É especializada em Educação ambiental, Recuperação de Jardins Históricos, Recuperação de Áreas Degradadas e Perícia Ambiental entre outros. Realiza projetos, implantação, reforma, manutenção e consultoria de jardins.

Anterior:

Jardins verticais

Poderá gostar tambem de:

PoderaAzuleRosa PoderaBelezaemSerie PoderaCursoIndivudualOrg PoderaGostaFlores

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.