Organização de armários e closets: planejamento

357

*

541030_306364202817185_275174040_n

Ter um closet em casa é um dos maiores sonhos de uma parte considerável das mulheres. Organizado, então, é o paraíso na Terra! Sabemos que existem closets grandes e pequenos e que muitas casas nem tem espaço para um. Mas armário não falta. As dicas que daremos hoje servem, em geral, para os dois casos. Nesta primeira etapa abordaremos o planejamento armários e closets. Afinal, de que adiante um lindo closet desorganizado e mal projetado?
Se for fazer armários para o quarto ou para o closet, planeje de acordo com a sua necessidade, antes de contratar um marceneiro ou empresa de móveis planejados.
O que mais vemos por aí são prateleiras muito distantes  umas das outras, pouco espaço para sapatos e bolsas, calceiros desnecessários e por aí vai.

O que a maioria precisa é de:

  • Prateleiras suficientes para guardar todas as camisetas e blusas de malha. Não adianta ter uma distância muito grande uma da outra porque quando as pilhas são muito altas, a tendência é cair.

Camiseta

  • As dezenas de bolsas e carteiras de noite ficam melhor quando enfileiradas em prateleiras. Mas também podem ficar penduradas numa parede.

Atelier15

 

Carolina

481008_470346892995826_1859195083_n

Organizacaodebolsa4

organizacaodebolsas10a

organizacaodebolsas10b

  • Se for um casal, deve ter o lado dele e o dela separados;
  • Gavetas são boas para joias e bijuterias, meias, cuecas, calcinhas, roupas de dormir, roupas de ginástica, óculos, relógios, maquiagem, roupas de praia, segunda pele, lenços e echarpes, bermudas e shorts;

 

IMG_0036

DSC01149

cc569-80-closets-caprichados_02

DepoisShorts

imagem_principal

Bamboo-Jewelry-Drawer-Organizer-580x386

Gaveta

311503_397041283677479_477137527_n

  • Calcule a altura das gavetas de acordo com os conteúdos. Exemplo: as de calcinhas, meias, cuecas e bijuterias não precisam ser profundas. Uns 10 cm já são suficientes ou o necessário para caber uma colmeia;meias-organização

 

  •  Peça para fazer divisórias de tamanhos diferentes nas gavetas de joias e bijuterias para separar brincos, pulseiras, anéis etc:

contemporary-closet

  • Pode fazer divisórias também para gravatas, óculos, relógios, maquiagem;
  • Projete os cabideiros para tudo o que não pode ser dobrado;

IMG_0049

100_6367

100_6364

  • Se o espaço for pequeno, não precisa manter as roupas muito quentes penduradas. Geralmente são usadas em viagens, como casacos pesados…e podem ser guardadas em spacebags (falaremos mais sobre isso em outro momento) nas partes altas dos armários;

casacos2

casacos

  • Aquele cabideiro retrátil para calças não é tão útil quanto parece. Além de ocupar mais espaço, torna mais difícil o ato de retirar uma calça.
  • Sapateiras. Conte o número de calçados que possui e reserve um bom espaço para eles. Principalmente nós, mulheres, gostamos de colecioná-los. Se for fazer prateleiras para os sapatos, elas devem ter alturas diferentes. Para as sandálias rasteiras, podem ser estreitas. Para sapatos de salto muito alto, mais altas, e para as botas mais altas ainda. O ideal são prateleiras retráteis ou sapateiras tradicionais de closet. É importante que os sapatos não fiquem em contato direto com as roupas.

ExemplodeClosetblemfeito

sapatos4

sapatos1

sapatos2

63277_388075557957488_449975929_n

Brasilia2

114 14457

6SectModularShoeCubby_x

  • Você deve prever também locais pendurar cintos, gravatas, colares e chapéus;

523142_578011802227151_1414007093_n

 

p_100456236

17522153

17b-closets-guarda-roupas-organizados-armarios

  • Todo closet deve ter um espelho, uma cadeira ou um pufe e um cabideiro para as roupas que tiramos quando chegamos em casa. Mas não se esqueça de colocá-las para lavar ou guardá-las no dia seguinte.

 

Closetfolder

  • A iluminação também deve ser uma preocupação. Opte pela luz branca que não distorce as cores das roupas. Pode colocar spots embutidos em prateleiras, nos locais de pouca iluminação.
  • Os cabides devem ser todos iguais. Isso significa que, embora haja um cabide para cada tipo de roupa (saiba mais aqui), eles devem ser da mesma coleção, tamanho e estilo.
  • Os armários de cima devem ser reservados para malas e roupas de pouco uso.
  • Pense também se a rouparia (cama, mesa e banho) entrará no closet e reserve um bom espaço com prateleiras para ela.Rouparia4

Bem, se o espaço for muito pequeno, existem técnicas e organizadores que podem ser comprados à parte que ajudam muito, como colmeias para diversos conteúdos, divisórias de gaveta, ganchos para pendurar colares, cabides para gravatas e cintos, caixas, entre outros.

Nos próximos posts vamos falar das outras etapas da organização de armários e closets: descarte, categorização, dobras, organizadores, como separar as roupa por grupos, como separá-las, além de soluções alternativas e criativas.

Também vamos abordar várias soluções para a organização de cada item.

O importante é que seu armário caiba tudo o que tem. Se o armário for pequeno faça descartes com mais frequência. Cada roupa nova que entrar uma velha pode sair.
Tudo deve estar ao alcance de seus olhos. Só usamos o que a gente vê. Evite guardar qualquer coisa em sacos. Eles podem causar mofo e você vai esquecer o que tem dentro.
É importante levar em conta que cada caso é um caso e que existe solução para tudo. Desde o mais simples armário até o closet mais sofisticado.

Dicas: nichos para cada sapato, ou para cada bolsa, ou para cada par de meia encarecem o projeto e ocupam muito espaço sem necessidade. A não ser que seu closet seja do tamanho de uma dama da monarquia inglesa.

Poderá gostar também de:

BrinquedosArrumadinhos lilaseCia MundoPatchwork (2) copy OrganizacaodeGeladeira

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply