Decoração e organização de apê na Fonte da Saudade: quarto da filha

462

*

A Maria Fernanda é uma fofa! Com apenas quatro anos, é decidida, vaidosa, sabe o que quer e tem muita personalidade. Quando recebi a tarefa de decorar e organizar o quartinho dela, isso ajudou bastante. Por meio dos relatos da mãe, ela foi dando as coordenadas: “adoro o vermelho”; “mas também gosto do rosa e do laranja”; “quero um quarto de princesa”, “gosto de ver livros antes de dormir”, “sou vaidosa” e por aí vai.

O belo apartamento da família na Fonte da Saudade é alugado. A mãe queria decorar e ao mesmo tempo organizar quartinho da filha. Mas havia um obstáculo: o proprietário não queria que mexesse em nada, piso, esquadrias da janela, armário…

DSC01218

ANTES

A Nanda tinha largado o berço que vira cama recentemente. O trocador do antigo “quarto do bebê” estava servindo para guardar brinquedos. Ela estava dormindo no quarto de hóspedes. Era uma fase de transição. E agora precisava de um quarto de menina.

DSC01236

ANTES

O ar-condicionado abaixo da janela impedia a colocação de uma mesinha de cabeceira.

DSC01231

ANTES

Para resolver o problema, projetei uma cama (marcenaria) com um baú estreito e alto acoplado para cumprir esta função: apoiar uma luminária e outros objetos. Idealizei a cama visando também a organização e as visitas das amiguinhas.  Além da cama adicional, três gavetas foram projetadas para guardar brinquedos e roupas de cama. O baú aparador ganhou uma porta invisível. Dentro dele foram guardadas as roupas de cama mais pesadas, como edredons. O painel da cama serviu para levar a tomada até a luminária, por trás (questão de segurança).

_DSC2571

PRIMEIRA ETAPA DA DECORAÇÃO

Já prevendo um toque significativo de vermelho (que ela adorava), escolhemos estes lindos papéis de parede da Wall Papel, na By Floor, com motivos suaves, e fizemos uma composição de floral com listras delimitando também os espaços da cama e da penteadeira:

DSC01324

DSC01326

Assim, o vermelho que é uma cor excitante foi suavizado pelos móveis brancos e os papéis de parede.  Afinal, personalidade é personalidade!


Decidimos que a colcha vermelha seria o ponto de partida para a escolha das cores e estampas.

Como um dos desejos da Nanda era uma penteadeira de princesa, que não cabia ali, criei o console com gavetas que cumpriu a função no cantinho de beleza.

Para complementar, um espelho provençal e uma cadeira Elizabeth Mini. Ela amou! Agora tinha uma penteadeira digna de uma princesa!

 

Gavetas do console

Ainda tinha a coleção das Bárbies “princesas” e os livros. Projetei, então, duas prateleiras em forma de painel, com a frente de acrílico para que as Bárbies ficassem visíveis da cabeça aos pés.

Fizemos uma composição de almofadas florais com outras lisas e listradas.

Na outra parede da porta colocamos uma placa imantada em forma de borboleta, garimpada pela mãe, que também tinha guardado uns puxadores da cômoda de bebê. Quando os vi, na mesma hora pensei  em usá-los para pendurar bolsas e mochilas.

 

_DSC2751

DSC01250

ANTES

O resultado foi uma decoração alegre, personalizada, funcional, colorida, suave e atual.  Tudo pronto para a Nanda embarcar nas viagens de seu rico universo imaginário – e real também!

A organização

_DSC2615

_DSC2617

_DSC2784

_DSC2782

Outras fotos:

 

_DSC4842

_DSC4843

 

_DSC4852

 

Seviço:

  • Papel de parede Wall Paper – By FLoor
  • Espelho Provençal – Elo7
  • Luminária branca translúcida Lampe Mini – OBA Arquitetura
  • Almofadas – Nid de Petits
  • Almofada Coruja, tapete redondo, aparador de livros pássaros, lanterninhas verdes, colcha e cadeira Elizabeth Kids – Tok Stok
  • Cubos organizadores – Westwing Brasil

Contato: 21-98845574
E-mail: veronicavfraga@gmail.com

Veja também a sala, o quarto do casal e a brinquedoteca multiuso
E mais: A Cadeira

 

 TopBlog2

 

Por Veronica Fraga

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply