A estética dos fios emaranhados e aparentes

0

A máxima “se não pode eliminá-los, junte-se a eles” se aplica bem ao caso.
Passamos a vida tentando esconder fios. Um painel, um rack planejado pode dar fim aos cabos, ou melhor, retirá-los de nossas vistas. Medidas que continuam válidas! Afinal, é muito feio ver todos os fios dos nossos aparelhos digitais, que brotam a cada dia mais, desarrumados no chão aleatoriamente. E não é só. Tenho uma teoria de que se colocarmos vários fios próximos eles se entrelaçam sozinhos. Não há nenhuma explicação científica que eu conheça, mas é ou não é fato?

 

mulher-louca-com-emaranhado-dos-cabos-6189457

Porém, alguns designers e moradores criativos sacaram que podiam tirar proveito dessa nefasta consequência tecnológica, surfando na onda dos elementos estruturais aparentes, como vigas e tubulações. O resultado é surpreendente e confere um toque contemporâneo e descolado aos ambientes.

habana chandelier

Habana Chandelier

A tendência dialoga com a dependência humana das parafernálias digitais, apresentando novidades aos consumidores conectados integralmente, mas que buscam cada vez mais humanizar a tecnologia, valorizando o real e o autêntico. Transmitem também a ideia de fluxo, que pode ser de gente nas ruas, de comunicação em tempo real, da velocidade das mudanças…
Não raro, se tornam a estrela da decoração!

fiosemaranhados6

Aim Lamp assinada por Ronan e Erwan Bouroullec para a Flos2

Na neo geo, a ideia também é incorporar materiais artificiais, produzidos pelo homem, como plástico, lixo, gesso e concreto à decoração. A relação ente objetos reciclados e naturais, como o plástico e a madeira, é uma delas.
Neste sentido, a mineira Helizart é campeã. Ela cria manualmente lustres em que misturam sucata com materiais nobres com o cristal theco, formas rebuscadas com fios emaranhados. Uma síntese inovadora!

luminária Arruffati_helizart

Arruffati e Helizart

helizart-cristais-tchecos (2)
 Helizart

helizart-cristais-tchecos

 Helizart

http://www.helizart.com.br

E não é que existe uma beleza nisso? São formas abstratas com grande efeito estético. Claro que precisa ser feito com arte. Os Irmãos Campana já perceberam faz tempo. Com vários tipos de linhas emaranhadas, com0 cordas, fios de plástico e outros, criaram vários ícones do design:

irmaos-campanaRelevo feito de fios coloridos emaranhados 2005

 Obra dos Irmãos Campana – faz parte da coleção particular de Alexander Von Vegesack, diretor do Museu de Design Vitra

 

campana04

Irmãos Campana

irmaos-campana1

Escultura de autor desconhecido numa exposição:

fiosemaranhados

Durante os meses de inverno, muitas cidades de todo o mundo revelam impressionantes instalações públicas que aumentam os ânimos com as luzes acesas.

 

flux-cocoon-3

Em 2013, a cidade suíça de Lausanne celebrou o Festival Lausanne Lumières,  e uma das instalações mais impressionantes é um gigantesco nó vermelho feito com 3.600 luzes LED. Criado pelo escritório de arquitetura e design Allegory, o “Flux Cocoon” envolve uma ponte para pedestres. Um emaranhado de luzes que mais parece um espaguete.

flux-cocoon-1

O projeto foi inspirado no Flon, o principal centro da cidade, onde todos os percursos se encontram.

O conceito se expande por aí:

Droog 85 Lamps Chandelier LEDa

 

_DSC5888peq


pendente Soho da Marilene G

fiosemaranhados2

grid_10_uto_pendente_1 (2)

Uto pendente


Roberta-Devisate_2013-10-02_003

Espaço de Roberta Devisate – Casa Cor RJ 2014

 

Marcelo Rosenbaum

Marcelo Rosenbaum

As Luminárias de Papoulas da alemã Serien são um bom exemplo do sucesso que o nó faz! Com lâmpadas de vidro, em formato de papoulas, elas se abrem com o calor produzido pela luz. Também são interativas. Podemos nos expressar por meio delas. Com fios maleáveis, podem adquirir o formato que desejarmos, além de poder direcionar as lâmpadas para vários lados. Show!

Abajur-de-Papoulas-Serien-9

Abajur-de-Papoulas-Serien-12 (1)

Abajur-de-Papoulas-Serien-8 (2)

 

E se der vontade de se arriscar e fazer uma com suas próprias mãos, acredite: não é difícil.  Veja um bom passo a passo aqui:
http://www.homensdacasa.net/luminaria-pendente-faca-voce-mesmo/

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply