O espírito da coisa

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“O homem não se sente em casa no meio puramente funcional”
(Jean Baudrillard)

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Quem me conhece sabe que sou capaz de ficar horas trocando objetos de lugar na tentativa de obter a composição mais bela, que desafie meus sentidos, que me cause uma deliciosa emoção. Não deixa de ser uma forma de expressão. Esse trabalho é conhecido como decoração e organização de superfície.
Uma casa bem decorada, seja lá em qual estilo for, precisa ter composições esteticamente bem resolvidas.

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Muitas vezes, vejo casas com uma grande quantidade de objetos belíssimos, mas que quase, ou nunca, são notados, em função da falta de preocupação com o equilíbrio visual. Não raro, encontram-se amontoados, transmitindo sensações desagradáveis, caóticas, de saturação e muita informação.

Em outros casos, ao contrário, percebo que objetos, nem tão belos assim, isoladamente, são capazes de formar composições únicas, poéticas, repleta de significados, capazes de proporcionar um enorme prazer de contemplação.

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Como explicar?

Uma série de fenômenos de natureza ótica, psicológica e vivencial entram neste caldeirão. A parte ótica aqui está ligada a estética. Objetos são cores, formas e volumes. Cada um possui uma identidade. Por exemplo, ao ser posto em cima de um móvel ou numa parede, o adorno necessita de espaço vazio ao seu redor para ser notado, ou de algum contraste com outro objeto quando expostos juntos. Outro fator é o equilíbrio de cores e formas, a harmonia. Também há de ter uma certa dose de simetria, mesmo que a ideia seja transmitir uma composição final assimétrica. Pode parecer confuso, mas não é. A simetria necessária pode ser imperceptível. É bem parecido com a composição de quadros na parede.

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Objetos nobres como floreiras de prata e molduras dialogam com a mesa rústica obtendo um contraste que proporciona beleza

Já os fatores de natureza vivencial estão relacionados com a personalidade de quem faz a composição: cultura, elementos históricos, objetos afetivos, lembranças de viagens e uma série de outros componentes subjetivos.

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Na foto acima, o que me chama a atenção é o equilíbrio da composição. Mesmo misturando estampas diferentes, há harmonia entre as cores, nas formas  geométricas, na combinação com o revestimento de fundo…a altura dos objetos foi levada em conta. E por trás, há um conceito, um estilo, uma personalidade.

Os objetos podem ser lindos se olhados isoladamente, mas sua beleza não é garantida na comunicação com outros, no conjunto.

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Segundo o filósofo Jean Baudrillard (em O Sistema dos Objetos) depois de consumidos, eles adquirem vida própria, uma vida simbólica, que vai além da intenção do designer. Isso ocorre porque os objetos existem na inter-relação com os outros elementos de um ambiente. É nesse caráter simbólico que o objeto transcende ao aspecto puramente funcional e ganha a função de signo. É importante deixar claro, que ele se referia ao estágio pós-industrial, à era contemporânea. Antes disso, vivemos um período modernista, em que o ideal, amplamente divulgado pela Bauhaus, era o de que o objeto tivesse apenas uma atribuição funcional, uma perfeita correspondência entre forma e função. Eram idealizados para serem produzidos em série, com preços acessíveis à população em geral. Para Baudrillard, o homem não se sente em casa no meio puramente funcional. Este é um dos motivos do resgate atual de objetos antigos que contradizem o raciocínio funcional para cumprirem um propósito de outra ordem: a sobrevivência do tradicional e do simbólico através do testemunho, da lembrança, da nostalgia e da evasão.

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Os objetos dispostos num ambiente passam a ter uma linguagem própria porque, dependendo do local em que se encontram, em cada arranjo, adquirem significados diferentes.

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Percebo também que, nesse exercício de tirar e botar os objetos de lugar, numa espécie de experimentalismo, na verdade, sempre estou na busca de mim mesma. Os objetos em geral atuam como um espelho que emitem imagens por nós desejadas.

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Assim, como uma personalização, eles manifestam uma alma que garante uma integração recíproca entre objeto e pessoa.

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Quanto mais liberdade para experimentar e criatividade, mais chances temos de atingir o efeito desejado!

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About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

3 Comentários

  1. To mnie wyjątkowo polskiego nie brakuje, poza piwem gryczanym i krupnikiem od czasu do czasu. A pierogi popełniam, ale z kozim serem, jeszcze lepsze są :)))I w Oviedo takich cudów nie ma, jest ruski sklep z Żywcem i ruskimi szampanami, ale.. jakoś szału bez :>

  2. i don’t think anyone else who wear this dress and get away with it like Florence does. Her height really showcases the dresses she wears well – and even though this nude and white optic-panelled dress makes the person look less flattering around the stomach area – she STILL looks pretty darn good. alway impressed and very happy with seeing florence

  3. Your advice to turn off the phone and pay attention is well-heeded. I love to people watch and eavesdrop. Normally I’d say this is rude, but now it’s an occupational hazard. I find, when I’m reading, too much detail can drown the story, but not enough leaves it arid. The art, of course, is a balance so I can create the movie in my mind but remain focused on the action. Now to just implement it all!I’m a Colorado mountain gal. Hope you enjoyed Breckenridge–it’s a lovely area!Julie´s last blog post ..Like? 1

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