Um Brinco responde: móveis chipandelle na cor da madeira ou laqueados?

421

*

Uma integrante da Comunidade Casa Claudia, Márcia Oliveira Moraes, fez uma pergunta:
“Comprei para o meu quarto, cama, penteadeira e criados chipandelle. Gosto muito do estilo. Em princípio, pensei em mandar laquear tudo, agora estou na duvida. E se deixar tudo original (madeira) vai sobrecarregar o quarto?  Quero tecido floral na parede. Preciso de ajuda”.

 

Eu também gosto destes móveis! Repaginados então, podem ficar super modernos!
A questão levantada por Márcia é bem interessante! O estilo é este:

Cama-Chipandelle-e-2-criados-mudos

E esta é uma penteadeira laqueada pelo Ateliando no Tempo:

Penteadeira Tiffany Ateliando

Como a maior parte do mobiliário do quarto será estilo chipandelle, se deixar todos na cor da madeira, pode pesar sim. A sugestão é que você alterne. Por exemplo, mande laquear (com laca fosca) a cama e a penteadeira e deixe as mesinhas de cabeceira na cor da madeira.  Ou mande laquear as mesinhas e a penteadeira e deixe a cabeceira na cor da madeira. E ainda tem uma terceira alternativa: um móvel laqueado e outro com  pátina.
Se preferir  laquear todos e quiser usar uma cor vibrante, sugiro que um dos móveis seja na cor branca. A não ser as mesinha de cabeceira que ficam bem na mesma cor.
Na hora de escolher o papel de parede, leve em conta a cor escolhida para o móvel. Ou, o que seria mais prático, escolha primeiro o papel de parede e, depois, a cor do móvel. De preferência aplique-o somente em uma parede. Assim formará um conjunto harmonioso.
Um móvel colorido no ambiente é o suficiente para não ficar over. Por isso, acho que deve alternar com o tom da madeira. As cores pedem uma madeira para aquecer o ambiente.
Outra recomendação é que, se optar por uma cor, use o branco como cor de fundo ou outras cores neutras, como o cinza nas outras paredes. Já com a roupa de cama, objetos e almofadas pode brincar bastante com as estampas, sempre observando se as cores combinam entre si.

As imagens a seguir não seguem necessariamente o estilo chipandelle em todo os móveis, mas funcionam bem para inspirar as cores:

 

Quarto Color Vintage Customizado pelo Ateliando no Tempo Restaurações (3)

Ateliando no Tempo Restaurações

A cabeceira acima foi laqueada nas bordas e recebeu um capitonê em patchwork. Ficou lindo! E as mesinhas de cabeceira receberam outra cor (azul). A debaixo  também, só quem em outras cores e sem patchwork.

Quarto Antigo Completo Restaurado e Customizado pelo Ateliando no TempoCamaChipandelle

 Ateliando no Tempo

Penteadeira Chipandalle Ateliando no Tempo

 Ateliando no Tempo

Conjunto Provençal Branco Aletiando

 Ateliando no Tempo

As de cima foram laqueadas todas em branco! Também é uma ótima opção!

le modiste1

Le Modiste
*

NezaCesar

Decorado por Neza Cesar

10-apartamento-pequeno-em-salvador

 

 

351482-Quarto-de-casal-romântico-como-decorar-6

 

begeaconchegante

 

cama5

 

end table 023

Comoda Bombê

EstudioGloria2

Turquesa com puxadores em ouro velho. Maravilhosa!

Laura Ashley9

Por Laura Ashley

 

Laura Ashley13

Por Laura Ashley

 

le modiste1

NovosUsos2

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Leave A Reply