Casa carioca: Helen Pomposelli

0

Quando escrevi sobre a casa carioca para a minha coluna da primeira edição da Revista Rio Arquitetura e Design, me inspirei, como exemplo, na casa de uma carioca típica, a consultora de imagem Helen Pomposelli. Acabei fazendo uma matéria com muitas fotos que posto agora aqui.

 Publicada originalmente na Revista Rio Arquitetura e  Design (edição junho/2014)

Ao entrar no apartamento da consultora de moda e imagem Helen Pomposelli, no Jardim Botânico, vi que nada ali era óbvio, nem extravagante. A casa parecia dizer: “sou um enigma, decifra-me!” Logo fui surpreendida com um café e a tradicional tapioca bem quentinha, o que já é de praxe. A casa da Helen está sempre pronta para receber.

068a

Voltei ao trabalho, louca para desvendar cada recanto.

049

Almofadas e pratos do Atelier Clementina da irmã Fabiana Pomposelli

 Notei que, embora parecesse, nada também era aleatório. Todo o cenário era fruto de uma construção. Como se a decoração fosse feita de camadas de histórias, memórias de infância, viagens, arte, design e carinho. Vivida e para se viver.

075

A casa esperava, no bairro mais verde da cidade, a volta do passeio matinal de bicicleta com direito a mergulho no mar ou cachoeira, que Helen costuma fazer com a filha, Francesca,  de 11 anos.  Sim, a casa carioca espera o dono voltar. Uma extensão da praia. É para lá que ele leva os amigos quando a tardinha cai para tomar a saideira que quase sempre acaba em festa!

107

Dividindo o tempo livre entre o paraíso tropical e a casa, se pudesse, o carioca fundia os dois. Aliás, ele tenta. Seja na busca por uma decoração luminosa, despojada, seja com toques rústicos e naturais. A Helen tem, há 20 anos, uma figueira, uma árvore da felicidade e um pau-brasil! Ama de paixão!
Continuei desvendando o santuário da Helen. Com o lindo piso antigo de taco preservado, ela preferiu não usar tapete.

031

Na varanda, uma linda mesa baixa e rústica de Tiradentes integrava o cantinho da espiritualidade.

002

Um crucifixo artesanal mexicano se misturava sincreticamente com outros símbolos místicos trazidos da Índia, fonte de inspiração de Helen que também é artista plástica.

010

006

A sala tem um toque retrô, sem querer pertencer a uma época específica. Móveis vintage convivem harmoniosamente com outros contemporâneos do designer Fernando Jagger.

034

053

Fiquei ali viajando nas fotos, nos quadros, na brincadeira de estampas florais diferentes, na coleção de toy art…

FotografiadaHelen1 (1)

Fotografia de Helen Pomposelli da exposição Bindi na Galeria Q-guai 

093

FotografiadaHelen2)

Fotografia de Helen Pomposelli da exposição Bindi na Galeria Q-guai 

235

Me joguei na convidativa chaise long

022

E quando pensei que já havia terminado, o melhor ainda estava por vir: a cozinha (um dos ambientes preferidos dos cariocas)! Me arrebatou!

125

133

A maneira simples, mas rica em detalhes e significados, de dispor utensílios e objetos decorativos, mantendo a funcionalidade e o humor, revela um senso de harmonia ímpar!  

128

A mesa alta de madeira de demolição era uma porta de uma antiga igreja de fazenda. Jamais ficaria entediada naquela cozinha!

127

136

Cercado do melhor dos mundos, o carioca mora entre o mar e a montanha. Para qualquer lugar que se olhe, há muita beleza  para preencher a alma! E a “minha alma canta”…
A exuberância natural vem sempre em primeiro lugar!

074

083

Quando chega sexta-feira, tem o dom de mudar o ambiente da casa sem mexer em nada.  O Rio que trabalha vira uma cidade de férias. As roupas somem, aparecem os sorrisos a toa, a praia, o futebol, o samba, a festa.

094

A casa não pode deixar de refletir esse espírito solar, alto astral, descontraído e informal da cidade. Não é cheia de “não me toques”. Ao contrário, a intenção é deixar todos bem à vontade.

205

Simples ou luxuosa tem um quê de low profile. Portanto, nada de veludo!  Já as referências culturais como a bossa nova e o tropicalismo estão por todo canto.  O carioca é efervescente!
Ao contrário de muita gente que prefere ser igual, gosta de ser diferente! Contemporâneo por natureza, sempre misturou o novo com o antigo para preservar a memória.  Não por modismo, mas porque tem muita história mesmo pra contar!

027

Carioca adora exibir símbolos da cidade na decoração como biscoito Globo, Mate Leão, as ondinhas do calçadão.
Pão de Açúcar e Cristo Redentor não são só para turista. Carioca ama! As obras da nossa colunista  Kakau Höfke estão aí para provar.
Globalizado, cosmopolita e local ao mesmo tempo, aprecia o que é do mundo, mas também adora bater papo com o jornaleiro da esquina, conhecer o dono da padaria… Faz parte do seu ser.

DesigndeFernandoJaegger

057

Como a Helen, o que não falta no carioca antenado é estilo! Assunto que dá pano pra manga!
Ainda vamos falar muito sobre isso aqui. Decoração, organização e design serão os nossos temas.  Sempre trazendo soluções modernas, belas e práticas que podem tornar seu jeito carioca de morar ainda mais bacana!

Texto e fotos de Veronica Fraga

Share.

About Author

Este blog é de autoria da decoradora, organizadora de interiores, consultora em decoração e organização, Veronica Fraga, que também é fotógrafa, jornalista e colunista da Revista Rio Arquitetura e Design. Uma pessoa multifacetada e apaixonada por tudo o que é ligado a estética.

Comments are closed.