O que o estilo escandinavo tem em comum com o jeito carioca de morar?

0

O Rio é quente demais, os países escandinavos são muito frios. As pessoas daqui são descontraídas, as de lá são mais contidas. Não precisa ser um gênio para ver que as diferenças são muitas! E quais seriam as semelhanças no estilo de decorar? O carioca ama luz natural, ambientes claros, toques de cor e descontração. Os escandinavos também. Pensando sobre o assunto, concluí que os motivos que levam às semelhanças são exatamente opostos. Enquanto o carioca gosta de celebrar seu clima tropical e admira a decoração clara, solar, os escandinavos quebram o gelo climático, com muita luz natural e a cor branca. Enquanto o carioca é alegre e, por isso, adora cor, os escandinavos pontuam seus projetos com pitadas coloridas para transmitir alegria nos dias cinzentos. Quando vejo os ambiente de lá, penso que poderia ser perfeitamente o meu lugar.

escandinava1

Mas quem inspirou o estilo foi o pintor Carl Larssonno, no início do século XX, com suas aquarelas que retratava em imagens a casa onde viveu.

EscandinavoCarl Larsson

Carl Larsson (aquarela)

A residência acabou virando um projeto mútuo dele e de sua mulher, Karin, e referência do estilo escandinavo. Nela, Karin, que também era artista, desenvolveu suas habilidades naturais como design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. As pinturas e os livros de Carl mostrando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos lares de artistas mais famosos do mundo. Tanto que se transformou em museu, aberto à visitação.

EscandinavoCarl Larsson3

Carl Larsson (aquarela)

Desde então, o jeito de decorar vem acompanhando as transformações ocorridas no mundo sem, no entanto, perder o estilo. O segredo é ser básico e aconchegante ao mesmo tempo. A ideia é de que a casa não pareça um ambiente rígido, formal ou impecável. É um espaço para se viver – e deve demonstrar isso.

escandinava4

Nos ambientes claros e iluminados, o que sobressai é a combinação de conforto e simplicidade. Além disso, tudo na casa demonstra a personalidade e a rotina dos moradores: quadros, tapetes, livros…

Escandinavia13

Entre as principais características, estão as bases neutras, geralmente brancas. A criatividade entra nos objetos com diferentes cores e texturas. Nada de exageros! Adornos e mobiliário misturam o moderno e o tradicional.

escandinava2

Assim como a decoração carioca descolada, a escandinava não evita elementos fora do lugar. Para quebrar a sisudez, vale de quadros encostados no chão a fios de lâmpadas aparentes.

Escandinavia8

Escandinava33

Escandinava32

escandinava7

escandinava5

Escandinavia4

 

escandinava8

Escandinavia12

Escandinavia11

Escandinavia10

Escandinavia9

Escandinavia7

Escandinavia6

É importante ressaltar que alguns dos designers mais famosos do mundo tiveram origem escandinava: Hans Wegner, Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell. Muitos trabalhos deles, são nossos velhos conhecidos. A região tem se mostrado, há muito tempo, celeiro da vanguarda do design.

EscandinadaVerner Panton cadeira

Verner Panton

EscandinavaArmchair by Louise Campbel1

Arm chair deLouise Campbe

EscandinavaNanna Ditzel - Easy Chair

Easy Chair – Nanna Ditzel

EscandinavaNanna Ditzel Bench for Two

Bench for Two – Nanna Ditzel

EscandinavaSofa Swan- Arne Jacobsen- Fritz Hansen2

 Sofa Swan – Arne Jacobsen e Fritz Hansen

EscandivavaCadeira e mesa Tulipa por Eero Saarinen

Cadeiras e mesa Tulipa por Eero Saarinen

Escandinavoarne jacobsen egg chair

 Egg Chair – Arne Jacobsen

Mais um pouquinho de inspiração:

Escandinavia18

Escandinavia17

Escandinavia16

Escandinava30

Escandinava28

escandinava27

Escandinava26

Escandinava25

Escandinava24

Escandinava23

Escandinava22

Escandinava21

Escandinava20

Escandinava34

Escandinavia19

Escandinavia2

Escandivavia1

Não é um charme só?

Link da casa/museu do casal Carl Larsson e Karin:  http://www.clg.se/start.aspx

Share.

About Author

Comments are closed.