Fora da ordem habitual

1503

Sala de Imprensa (Casa Cor) por Carolina  Escada e Patricia Landau
Sala de Imprensa (Casa Cor) por Carolina
Escada e Patricia Landau

Entre as impressões que as mostras de decoração deste ano me causaram está a de que as coisas estão meio fora de lugar, de proporção, algo mais ou menos como Alice no País das Maravilhas. O cubo irregular da Sala de Impresa (foto acima) e as charmosas poltronas (foto abaixo) criadas exclusivamente para a Loja de Chocolate, que parecem tombar para frente, são bons exemplos do que vi na Casa Cor.

Poltronas Charme Design da Master Design Interiores
Poltronas Charme Design da Master Design Interiores para a Loja
de Chocolate de Fernanda Mancini e Anderson Macedo (Casa Cor)

Com formas irregulares na marcenaria, o projeto das arquitetas Viviane Cunha e Elisa Latgé para a Loja Casa Cor surpreende com a estante, onde os módulos tortos criam um grafismo pouco convencional.

Loja Casa Cor por Viviane Cunha e Elisa Latgé 
  Loja Casa Cor por Viviane Cunha e Elisa Latgé

As  sacolas de palha colocadas de forma inusitada ao lado do sofá como revisteiro ou local para almofadas ficou o máximo!

E o quadro solitário,  do lado esquerdo do sofá também produziu um efeito diferente .

Estúdio Sustentável por Marcia Müller (Casa Cor)
Estúdio Sustentável por Marcia Müller (Casa Cor)

A cabeceira da cama como encosto dos bancos do WC Público Feminino…

WC Público Feminino por Sophia Galvão (Casa Cor)
WC Público Feminino por Sophia Galvão (Casa Cor)

A cama suspensa que parece flutuar no Quarto da Executiva …Os arquitetos garantem que não cai.

Quarto da Executiva por Iolanda Miguel Vieira e Neyl Vieira Jr (Morar Mais por Menos
Quarto da Executiva por Iolanda Miguel Vieira e Neyl
Vieira Jr (Morar Mais por Menos)

As prateleiras invisíveis também da Sala de Imprensa…

Prateleira invisível - Sala de Imprensa (Casa Cor)
Prateleira invisível - Sala de Imprensa (Casa Cor)

E ainda a profusão de espelhos, com seus jogos de imagens, que ora ampliam e duplicam espaços e objetos, ora provocam impressão de continuidade de mesas, bancos etc.

Estúdio de Um Casa por Paola Ribeiro
Estúdio de Um Casal por Paola Ribeiro (Casa Cor)

Fui buscar a origem dessas idéias. E quem se revelou primeiro por trás do mistério?  Ela, a Natureza, inspiração máxima das novas tendências do design de interiores  desde o  Salão Internacional do Móvel de Milão, em abril. Este ano, a consciênia ecológica não esteve presente somente na seleção de matéria-prima ou na redução do consumo de energia, mas também nas formas orgânicas, como na mesa (foto abaixo) da primeira mulher a receber o  Pritzker Architecture Prize, Zaha Hadid.

cadeira design feira milano

E a natureza, de fato, não é simétrica. Ao contrário, suas linhas são irregulares, entrelaçadas e integradas.

wabisabi2

As árvores têm galhos retorcidos, assim como os troncos, além de sinuosos “por natureza”, podem ser  deformados pela ação do vento ou de um raio…é só olhar ao redor, quero dizer, é só dar um pulinho no Parque Lage ou no Jardim Botânico para constatar. E como é bela a natureza!

Isso sgnifica que a estética oriental  está mais em alta do que nunca.  Entre os atributos da decoração japonesa a assimetria  representa a criatividade, contrariamente à simetria que simboliza a estagnação.

O Wabi Sabi, expressão surgida na Cerimônia do Chá no século XII, é usada para definir a harmonia visual que existe na imperfeição.  É ver beleza na  rusticidade, admirar o desgaste dos materiais produzido pelo tempo, da madeira de uma mesa antiga…

Adega por Deborah Wilcox e Beatriz Slaibi (Casa Cor)
Adega por Deborah Wilcox e Beatriz Slaibi (Casa Cor)

Inspirado nesse conceito, em junho, o PIE Studios apresentou na Wasted Installation, na Bridge Gallery em Nova York, a Wabi Sabi Chair feita de resíduos pós furacão Katrina.

Cadeira Wabi Sabi do PIE Studio

Cadeira Wabi Sabi do PIE Studio

Deu para notar que não estamos descobrindo a pólvora e que a turma ocidental do design também já sacou isso faz tempo. Podemos encontrar muitos exemplos na própria arquitetura modernista, a começar pelas pratas da casas, o arquiteto Oscar Niemeyer e os Irmãos Campana. Designers consagrados, e pra lá de ousados, Fernando e Humberto Campana sempre trabalharam com as imperfeições. Destacaram-se mais uma vez este ano na Meca da arquitetura de interiores com peças produzidas pela marca italiana Edra.

Sofá Cipria (Edra) pelos Irmãos Campana (Milão 2009)
Sofá Cipria (Edra) pelos Irmãos Campana (Milão 2009)

Então, aonde está a novidade? Na difusão e na consolidação da proposta, cada vez mais abrangente. Fornecedores de móveis planejados já incorporaram. A Todeschini lançou esse ano a Coleção Organix, cujo slogan é: “a natureza inventou as curvas, a Todeschini reinventou”. No site da empresa, a frase está sobre a foto das dunas ondulares do deserto.

Intervenções que causam estranheza como as cadeiras da Loja de Chocolate são uma maneira criativa e bem humorada de brincar com os sentidos na decoração. E dão um toque bem contemporâneo! Vamos combinar que aquela coisa toda certinha é meio sem graça, não é mesmo? É claro que para tudo tem de haver bom senso. A tendência não é a estética do caos. Mas só uma pitadinha para humanizar.

E chega de palavras! A foto abaixo resume tudo:

Foto de Vera Kehdi tirada no Cambodja em 2008
Foto de Vera Kehdi tirada no Cambodja em 2008



Share.

About Author

Comments are closed.