O fim das tendências

ceucalifornianointJunte a tonalidade azul céu, de preferência o californiano, ou o azul mar, com outras cores contrastantes e neutras. Dê um toque étnico e outro que remeta à natureza. Acrescente móveis ecologicamente corretos. Misture bem e arrume tudo de forma aconchegante que privilegie o convívio social e familiar. Tudo multifuncional. Quebre todas as paredes e crie ambientes integrados. Para obter um efeito caleidoscópico, espalhe muitos espelhos em locais estratégicos para criar ilusão de espaços que não existem e multiplicar as imagens, use móveis e objetos assimétricos e com linhas orgânicas.  Acrescente materiais translúcidos ou transparentes, que acentuem a sensação de fluidez líquida, e metal para dar um toque refinado. Nos tecidos e papéis de parede, flores, xadrezes, listras, alessandromendiniadamascados, com texturas que tenham a aparência da terra, da areia e das raízes secas. Alguns,  com aspecto úmido e brilhante. Reúna objetos antigos e mescle com outros de design ultra moderno. Com um olho no passado e outro no futuro, abuse da tecnologia, de preferência aquela que não aparece, só funciona. Cubra tudo com um clima de alegria e humor. O colorido pode ajudar, pois agora estamos a fim de ser happy. O resultado final tem que dar a sensação de leveza e otimismo.

Ponha tudo num caldeirão, misture bem e jogue tudo fora. Recomece recuperando o sentido  da beleza criativa pessoal, pois a maior das tendências – dizem os especialistas – é o fim das tendências.  Será?

tendencia happy2garimpo+fuxique

Esse exercício de futurologia não surgiu de um poder premonitório, nem de bolas de cristal. É resultado de pesquisas de instituições que manjam do assunto sobre os rumos da decoração de 2010 e 2011.
Mas não parece contraditório? Se tudo caminha para o fim das tendências, porque empresas gastam tanto tempo para descobrir qual será a próxima tendência?
É que o sentido mais exato desse fim é o de que os “modismos” estão com os dias contados e a personalização na decoração está cada vez mais em alta.  Ter um estilo próprio na decoração está deixando de ser uma atitude apenas dos “descolados”.  É uma mudança de comportamento crescente que prioriza  o bem estar, a sustentabilidade, a criatividade e o gosto pessoal.
As tendências não deixarão de existir, mas elas terão cada vez menos o poder de impor uma estética diferente a cada ano. As mostras de decoração vão continuar sendo úteis, pois o maior desafio dos arquitetos e designers será a criatividade na hora de propor ambientes personalizados com as novidades do mercado.  Já tivemos uma demosntração disso nas mostras do ano passado. Os projetos inspirados nas tendências sempre rendem muitas idéias bacanas de customização.

Foto Casa Cláudia

Foto Casa Cláudia


E como o conhecimento das tendências pode nos ajudar expressar o nosso gosto pessoal, fomos conferir . A Fashion Snoops, serviço de previsão online e consultoria que capacita empresas líderes em todo o mundo, afirma que a decoração de interiores para 2011 será inspirada na simplicidade, no modo de vida futurista e moderno e, ao mesmo tempo, no retorno às raízes e à natureza. Esta análise de tendências apresenta três temas: Reclaim, Explore e Humility.

Reclaim

Pelo Reclaim, o velho é o novo novo. Ao criar um estilo que é, ao mesmo tempo, cheio de história, mas atualizado, é possível redescobrir a simplicidade dos tempos passados, sem ficar ultrapassado.

explore

Já o Explore olha o passado pelos olhos do presente, enquanto a idéia de futuro baseia-se no familiar ou tradicional. Ou seja, queremos tudo-ao-mesmo-tempo-agora!

humility

Por fim, o Humility remete aos estilos mais simples, nada rebuscados, mas diretos, em uma referência ao fim do caos e do consumo exagerado.

CORES

A Tintas Coral lançou o Catálogo Colour Futures 2010 que traz as tendências de cores que farão sucesso no próximo ano. E desta vez, o livro aponta o azul “Céu Californiano” como a cor do ano de 2010.

Esse é o tom:

CeucalifornianoCoralTintas

Essa cor simboliza horizontes infinitos, novos começos e energias renovadas, que pode ser associada a amplitude, frescor da brisa e ar puro. A tonalidade é  reconhecida por ser refrescante, reconfortante e libertadora, além de oferecer grande ajuda no combate à tensão, cansaço físico e exaustão”, explica Paola Vieira, gerente global de Cores da AkzoNobel e integrante do time internacional de oito especialistas do Colour Futures.

3548231323_146dec6daa

Considerada a melhor representante do estado de espírito do próximo ano, a cor está  associada à mensagem-chave do Colour Futures 2010: recuperação. É o que possibilita rever e aperfeiçoar o que já existe, resgatando o sentimento de sabedoria coletiva para o futuro. É dentro desse contexto que a equipe de especialistas identificou cinco temas predominantes em 2010 – e suas respectivas coleções de cores: Espaço Silencioso, Fantasia Fluida, Convicção Fundamental, Espírito Livre e Doce Lembrança.

Espaço Silencioso

espacosilencioso

Aponta para uma nova tendência de consumo dirigida ao que realmente tem valor em contraposição ao modismo – a sociedade já não se sente mais tão atraída pelas ilimitadas possibilidades de escolha. Esta nova independência de estilo deve recuperar um sentido real de beleza criativa e de escolha pessoal. Em contraste a tons espaciais de azuis escurecidos, verde-azulado e cinzas minerais, cores individuais podem tornar-se um foco bem definido dentro do ambiente.

Fantasia Fluida


fantasiafluida2

O esgotamento dos recursos do planeta continua nos encorajando a procurar materiais não naturais de maneira inovadora. Para essa nova atitude, este estado de fluxo define o presente com a sensação de movimento constante, de transição e de trabalho em andamento.

fantasiafluida

A rápida evolução da tecnologia permite que as mais complexas formas e superfícies sejam criadas por meio de modernos processos de fabricação, antes desconhecidos. Esta paleta é de tons frescos e acres que parecem cintilar, fluir e brilhar, de se movimentar de uma maneira alegre e desenfreada. Aqui as tonalidades são intensas, efervescentes e futuristas – vermelhos sólidos e saturados fazem contraponto com rosa-pink, amarelo e turquesa em cores luminosas e pulsantes. Tons vívidos e quase fluorecentes, de energéticos efeitos óticos, explodem e irradiam.

Convicção Fundamental

housegiftfair_vanillajpg

Um novo desejo de verdade e simplicidade – qualidades que estão sendo vistas como universais e duráveis em um mundo de mudanças cada vez mais frenéticas. Paleta de cores: os tons nos fazem lembrar grãos, ervas e flores medicinais – que evocam um estilo de vida autêntico. Nuances como o pálido da rosa selvagem, o dourado da casca da árvore, o verde musgo, e argila suave fazem alusão aos corantes naturais e aos pigmentos da terra. Cores que possuem caráter e personalidade, quase além da moda, são atemporais, descontraídas e harmoniosas.

Espírito Livre

espiritolivre

Na medida em que nos empenhamos na recuperação da verdade contra as estereotipias, o nosso desejo de ser diferente volta a emergir. Estas atitudes não convencionais resultam em uma paleta com atitude e afirmação – harmonizações de cores surpreendentes desafiam nossa percepção de coordenação usual e acomodada. Plásticos brilhantes se misturam tranquilamente e sem restrições com tonalidades terrosas; cores claras se juntam a tons reduzidos e sutis. O resultado é uma combinação que sugere atmosfera e imagem alternativa de cultura popular urbana e uma vitalidade alegre e otimista.

Doce Lembrança

decoracao_em_azul-3

Precisamos achar um contexto para nossas vidas e para nossa criatividade que possa ser direcionado para a flexibilidade criativa. Brincar com ícones do passado, reeditando e recontextualizando-os, trazendo-os ao presente, faz com que consigamos compreender e expressar melhor nossa herança cultural. Esta recuperação histórica do design nos fornece uma oportunidade de reformular nosso futuro e seguir em frente com humor e graça. O calor desta paleta bem feminina é reconfortante, tranquilizante e reflete uma imagem de suave elegância – enquanto recebe vivacidade e um foco atual através da soma de tons profundos e icônicos, como cinza-estanho, bronze-esverdeado, vermelho-laca e ouro velho.

A futuróloga das tendências Lidewij Edelkoort, socióloga holandesa, fez uma palestra em São Paulo à convite de uma revista brasileira, na qual falou das tendências para primavera-verão 2011.

Li

Ela também apontou o azul (em quase todos os tons) como a tendência mais forte de cor. Segundo Li, a inspiração maior é a água, onde a cor aparece em quase todas as suas nuances.

Foto Casa Cláudia

Foto Casa Cláudia

Prevendo um período de tranquilidade, Li acredita que nas próximas décadas estaremos mais dispostos à felicidade, à tranquilidade, depois de certa estabilidade econômica e ambiental no final das duas primeiras décadas do séc XXI. A ordem é “Não Sofrer”. O sofrimento estará fora de moda.

tendencia happy

Em suma, mesmo com o azul sendo a cor da década, a tendência dos fabricantes é apostar no mix de cores para satisfazer o maior número de consumidores e projetos.

Bem, se você está querendo renovar e adotar a última tendência de cor,  a Tintas Coral, que todo ano elege o tom da temporada, oferece um leque de opções no site da empresa.

Sugestões de combinações hamônicas da Coral

Sugestões de combinações hamônicas da Coral

E ainda tem um catálogo com muitas outras combinações de cores. “As pessoas devem se sentir livres para criar a própria paleta”, explica Paola Vieira, gerente de colour marketing da empresa.

CombinaçaoCoralAmarela

Quem vai dar o tom é você!

// –>




7 Responses to “O fim das tendências”

  1. I’ve already bookmark this article and will definitely refer this article to all my close friends and colleagues. Thanks for posting!
  2. This is an interesting article. Thanks for sharing.
  3. nice to be here…. thanks for share
  4. [...] O Fim das Tendências [...]
  5. Great piece of writing. Appreciate it. I highly recommend you keep blogging.
  6. Cool info it is certainly. We have been seeking for this information.
  7. good articles

Leave a Reply