Passado de última geração

1

Casa Cor 2010

Não dá para separar as propostas dos arquitetos da Casa Cor  do  estilo neoclássico do palacete Modesto Leal que abriga a mostra deste ano.

21_MHG_Rio_palacete

Palacete Modesto Leal em Laranjeiras

E é aí que está a graça! O desafio de resgatá-lo e repaginá-lo com toques contemporâneos e tecnologia de ponta resultou numa mistura estética de várias épocas até os últimos lançamentos de Milão. Um “novo” clássico com todo o esplendor e o requinte do estilo que, como o nome já diz, é eterno! Sem deixar o conforto e despojamento contemporâneo de lado.

CasaCor2010 344

Suíte do Casal por Paola Ribeiro

Preencher todo aquele espaço não deve ter sido fácil. Cada cômodo ali deve ter, no mínimo, o tamanho de um quarto e sala padrão do Rio de Janeiro. Tudo é mega! Mas com muita criatividade e harmonia as ambientações nos proporcionam uma verdadeira viagem no tempo onde o apartamento dos avós, que não dispensam suas belas antiguidades, é todo automatizado. Tudo é regulado por um painel fixado na parede com controle remoto desenvolvido pela Higt End.

casa cor rio (8)

Apartamento dos Avós por Ana Lúcia Jucá

De bobo o ser humano não tem nada. Sabe que não pode abrir mão dos avanços tecnológicos por que traz praticidade e conforto. Mas beleza mesmo é a vida com história que cria.

CasaCor2010 263

Suíte da Moça por Roseli Müller

É deliciosa a sensação que sentimos ao entrar na maioria dos cômodos. Um luxo só! A imponência é revivida de forma simultânea nos diversos estilos do passado. Lá, todos os tempos estilísticos se encontram: modernista, art nouveau, art déco, anos setenta, neoclássico, Luis XV, contemporâneo e muitos outros. É para ser contemplado nos mínimos detalhes.

CasaCor2010 383

Recepção por Lou Palhares

O contemporâneo aparece na tecnologia Higt Tech, na iluminação, na marcenaria, nos nichos, nas peças com design moderno, nos revestimentos, na reciclagem, nas prateleiras de vidro, entre outros.

CasaCor2010a 239

Detalhe do livro de receitas virtual na tela touch screen da
Cozinha do Chef por Deborah Wilcox e Batriz Slaibi

CasaCor2010a 178

Iluminação pontuada por Led na Sala de Almoço
por Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge

CasaCor2010a 299

Suíte da Governanta por Tatiana Lopes
CasaCor2010a 016
Intervenções de Maneco Quinderé na iluminação do Living por André Piva

A despensa possui um sistema que controla eletronicamente todo o estoque de alimentos. E o belíssimo quarto clássico do bebê tem luminária com um sistema que permite que a mãe receba, pelo I-Phone, imagens da câmera  secreta instalada no cômodo (High End). Bem Agente 86.

CasaCor2010 221

Quarto do Bebê por Cristine Paes e Debora Brauer

O quarto dos meninos possui iluminação de planetário e sonorização que reproduz sons de foguetes.

CasaCor2010 245

Teto espacial do Quarto dos Filhos por Mariana Indio da Costa

O vintage é detonado mesmo, sem artifícios para encobrir o que foi desgastado pelo tempo.  E convive em harmonia com peças luxuosas.

CasaCor2010a 026

Detalhe do Living de André Piva
CasaCor2010a 027
Living de André Piva

O jeito carioca de ser permeia toda a mostra. Aparece na cores vivas, nos ambientes arejados, na mistura fina do luxo despojado, nas imagens…

CasaCor2010a 369

Detalhe da foto de Copacabana no Quarto do Rapaz de Andrea Chicharo

Apesar do bom gosto da maioria dos ambientes, não sei decoraria a minha assim. Quem sabe se eu tivesse um palacete…O que não é uma idéia de todo absurda. Com a revitalização de áreas históricas do Rio de Janeiro, pensar em morar em casarões antigos é uma possibilidade – interferir de forma equilibrada em construções de época é muito comum na Europa. Neste caso, muitas sugestões da mostra caem como uma luva de pelica moderna e bem carioca com direito a chapéu e tudo o mais.

CasaCor2010 365

Aliás, reviver o jeito de decorar de várias épocas passadas da cidade é experimentar a história da cultura do Rio de Janeiro entranhada – mesmo que esquecida – em nossa memória.

CasaCor2010a 009

Biblioteca por Chicô Gouvêa

Que delícia sentar no Alpendre ou na Varanda do Casal, ambientes predominantemente clássicos, mas descontraídos, e ver o sol da tarde batendo nos móveis, o verde por todos os lados e os detalhes arquitetônicos palacianos!

carioca2_

Alpendre por Maurício Nóbrega
67580
Varanda do Casal por Adriana Valle e Patrícia Carvalho

Foi muito agradável apreciar o reencontro com o passado de nossas próprias vidas e de nossos avós com direito a toda modernidade junto! Saudade de tempos idos e de outros que não vivi!

Texto de Veronica Fraga
Fotos de Veronica Fraga e de divulgação



Share.

About Author

Comments are closed.