Área de luxo

1

areadeservico

Até pouco tempo, o patinho mais feio da casa era a área de serviço. Como as visitas geralmente não tinham acesso, era sempre relegada a segundo plano. O ambiente, destinado a passar, lavar e secar roupa, costumava adicionar mil e uma funções inadequadas, como morada de animais e depósito de tralhas.  É ou não é? Mas agora, quando as portas da cozinha se abrem para todos, ela ficou mais à vista e precisa ser mais bem cuidada. E vamos combinar: ter uma área bonita, limpa e organizada dá até gosto de lavar uma roupinha numa emergência. E o trabalho das empregadas rende muito mais. Tomando algumas medidas simples você pode ter uma superbacana:

O ideal é ter um armário para guardar rodo, vassouras, panos, material de limpeza. Outra parte deve ser reservada para organizadores de ferramentas.

limpeza1

Organize os produtos de limpeza por tipo, tamanho e utilização, em fileiras, do mais alto (atrás) para o mais baixo de modo que todos fiquem à vista.

Fotos 011

Outra opção é já deixar separados os produtos usados para cada ambiente.

ProdutosdeLimpeza2

Coloque o sabão em pó em recipientes plásticos específicos com dosador perto da máquina de lavar e do tanque. A caixa de papelão original molha e estraga o produto.

PortaSabaoemPo

Use ganchos para pendurar a tábua e o ferro de passar na parede. É prático e ocupa menos espaço.

área de serviço 2 área organizada

Tenha também um cabideiro (varão) para pendurar as roupas passadas antes de levá-las para os armários ou closets.

AreadeServiço2

Lembre-se que você precisa ter um espaço para a máquina de lavar e de secar, caso tenha as duas. No mercado você já encontra uma única máquina com as duas funções.

296463595_48KTV-L

Tenha no mínimo dois cestos de roupa. Um para roupa suja e outro para a limpa.

Imagem6

Se quiser tornar a área ainda mais funcional, tenha também cestos para separar roupas pretas, brancas e coloridas.

Cada membro da casa pode ter um saco para guardar a roupa suja até o dia da lavagem.

Imagem7

Se as lixeiras também ficam na área, tenha duas: uma para lixo orgânico e outra para o reciclável.

LixeiraDupla

Fixe num lugar bem acessível a tabela com os símbolos que vem nas etiquetas das roupas. Elas indicam como lavar, passar e secar cada uma para preservá-las.

No varal, sempre que puder pendure a as peças esticadas e de cabeça para baixo para não marcar a roupa e secar mais rápido. Coloque o pregador nas duas pontas. Mas cuidado! As peças muito frágeis não devem secar no varal e sim por cima de uma toalha em uma bancada.

Varal2

Varais retráteis não ocupam espaço quando não estão sendo usados.

Varal

Se a rouparia também ficar na área, você vai precisar de um armário maior. Separe as prateleiras por categorias: roupas de cama, banho e mesa.

rouparia

Depois, distribua por subcategorias: jogos de cama de solteiro, toalha de solteiro, roupões, roupas de mesa para dias especiais e outra para o dia-a-dia, toalhas de mesa redonda. O importante é ter um lugar certo para cada tipo de roupa. Caso contrário, na hora em que precisar de alguma peça, vai demorar horas para achá-las. Pior: quando encontrar certamente vai rolar um estresse, pois elas estarão inevitavelmente amassadas.

Para que o armário da rouparia fique organizado e visualmente compreensível é recomendável fazer um gabarito sob medida para dobrar cada tipo de roupa. Assim, todas as peças da mesma categoria serão dobradas do mesmo tamanho em pilhas e não ocuparão o espaço de outra. (veja aqui como dobrar lençol com elástico)

No mais, é só caprichar nos organizadores, na pintura e na limpeza.

Claro, cada espaço é diferente do outro.  Por isso, faça uma adaptação ao seu.

Algumas imagens para você se inspirar :

area_servico4

AreaOrganizada2

area-de-servico-romanzza-01b

Imagem1

lavanderia-valcucine-laundry-line-2

296458814_Ss6ev-M

PoderaGostarOrganizacaodeRouparia copy PoderaGostarCabide copy PoderaGostarArrumacaoIndispensavel copy PoderaGostarElatemBorogodo copy




Share.

About Author

Comments are closed.