Paixão por sótãos

2731

Porque é no sótão que nascem as minhas idéias (Mário de Andrade)

decoração-móveis-101-605x403

Desde pequena sou apaixonada por sótãos. A maior parte das casas da minha infância tinha sótãos. E acho que uma das grandes sacadas contemporâneas é a releitura desses espaços que ficaram impressos poeticamente no meu imaginário.

sotao9

Não é para menos. Existentes desde a Antiguidade, foram amplamente utilizados pela literatura e o cinema, ora como locais sombrios e assustadores, ora como cantos onde se guardavam segredos.  Misteriosos e enigmáticos, era para lá que ia todo tipo de antiguidades e velharias esquecidas… E eu adorava me perder no meio delas. O sótão é um lugar repleto de significados. Tem a ver com memória, aconchego e uma pitada de mistério. Hoje há vários exemplos de aproveitamento de sótãos, decorados com primor com novas funções.

H0708_director_office_10

Sabemos que para haver sótão tem que ter telhado, pois ele é a divisão entre seus desníveis no último pavimento de uma construção. A função principal e histórica do telhado é a de proteger o espaço interno das intempéries do ambiente exterior como a neve, a chuva, o vento, entre outros. Também proporciona proteção acústica e térmica à construção e promove a captação e distribuição das águas pluviais.

Os telhados existem em vários formatos e tamanhos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos inclinados. De todos, o mais simples é o telhado de duas águas (nome dado cada uma das faces do telhado), o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos. Alguns telhados na Europa, principalmente nos Alpes, possuem a cumeeira bem elevada, de forma a que os planos inclinem-se em ângulos superiores a 60º, a fim de suportar de maneira mais eficiente o peso extra da neve.

Alpes6

Em um país tropical como o Brasil, por exemplo, tal telhado apenas se justificaria por razões estéticas. Surge aqui como  tradição transplantada dos países europeus.

CamposdoJordão

Campos do Jordão

O telhado imprime personalidade à construção. Em diversos casos, é o desenho formado pelas telhas que define o estilo da casa – se colonial, normando, europeu, em formato de chalés.

4daa858c32704a6c8b000001._w.384_s.fit_

Um sótão reformado e bem decorado pode se transformar num lugar especial da casa: de quarto de hóspedes, escritórios a sala íntima. São encantadores! O teto inclinado com janelas confere ao sótão um charme único.

Banheiro

Banheiro
Sotao
Escritório
Alpes4
Salão de jogos

Alpes5

Quarto
casa-colorida-rustica-3
Sala íntima

Sotao8

Quarto inantil
Sotao6
Quarto infantil

Mas para se aproveitar bem um sótão é preciso que ele tenha uma altura razoável para a circulação das pessoas. Com criatividade e um pouco de dinheiro, o sótão pode ser seu quarto favorito, basta você querer, difícil não é caro também não. Mas é importante garantir uma boa iluminação e temperatura agradável. É aí que entra a figura imprescindível do arquiteto. O estilo? Bem, o seu é sempre o melhor. Inspire-se!

Sotao7

Sotao110

Sotao5

Sotao4

Sotao1

IMG_0043_smallAT_rect640

Sotao3

decoracao-moveis-05

Poderá gostar também de:

PoderaGostarRoupascomGabarito copy PoderaGostarUmacozinhaamarelinha copy PoderaGostarPretinhoBasico copy PoderaGostarAforçadoBranco copy




Share.

About Author

Comments are closed.