Composição de quadros na parede

Por Geane Baumgarten

Composicaodequadros

A decoração da casa ficará mais completa e charmosa com bons quadros ou telas na parede. Aí vão algumas dicas para não errar na composição:

Observe o pé direito (altura do teto) e a altura dos móveis antes de escolher o local para colocar o quadro. Não precisa centralizá-lo. O importante é observar o equilíbrio.Os quadros podem estar presentes em qualquer ambiente de sua casa: sala de estar, sala de jantar, quartos, cozinha, corredor, onde você preferir.

Em primeiro lugar, obra de artista consagrado deve sempre ganhar destaque para salientar seu valor artístico. Procure dispô-la em uma parede, na qual o olhar vá naturalmente para ela. Se for muito grande, pode ficar isolada em uma parede só para ela. Agora, se os quadros forem pequenos e de menor valor artístico, faça um tipo de mosaico com as obras em uma parede, que tanto pode ter ou não um móvel.

Como-colocar-quadros-na-parede-3.jpg

As regras existem, mas com bom senso e harmonia elas podem ser contornadas para criar uma nova proposta em seu ambiente. Um bom truque é recortar papel craft no mesmo tamanho das molduras e colar as folhas com fita adesiva na parede para simular o arranjo. Assim, é possível ter uma ideia real de como os quadros ficarão organizados.

blog 16

É bom lembrar que a altura ideal é de 1,60 m do chão até a metade do quadro. Assim ele ficará bem localizado. Em cima de sofás, 25 cm de distância entre a obra e o móvel fica perfeito. Se for em cima de um aparador, na sala de jantar, por exemplo, 20 cm já são suficientes.

blog0

Quando possuir mais de um quadro na mesma parede, a composição pode ser simetrica ou assimétrica. Mas preste atenção: a assimetria tem de ser harmônica, equilibrada.

Veja alguns exemplos do resultado final:

Composicaodequadros9

blog10

blog4

composicao10

blog17

blog11

“Não espere, faça, e faça sempre com harmonia! Pense sempre positivo, você é a única conexão real com o universo”

FotoGeaneGeane Baumgarten é empresária, designer de interiores e colunista do blog Um Brinco
http://www.gebaumgarten.com.br
geaneb@gmail.com

Poderá gostar também de:

PoderaGostarGarimpoemParaty PoderaCafe Podera37ideiasdecabeceiras PoderaGostarColeEssaIdeia




9 Responses to “Composição de quadros na parede”

  1. Muito interesante a matéria. Parabéns! Compartilhando…
  2. Olá,

    Vou criar uma parede de quadros aqui em casa e adorei este post, era o que eu precisava.

    Quero saber se posso fazer uma chamada no meu blog lincando para o seu com este post.

    Se não for incomodo e se puder, deixa um recadinho no meu blog por favor autorizando. ou me manda um email.

    Desde já, agradeço e parabenizo pelo excelente post.

    Bjo grande

  3. os clientes sempre têm duvidas a respeito de composição de quadros! boas dicas e exemplos!
  4. Matéria interessante, instrutiva e esclarecedora. Sempre tenho quem me faça qualquer tipo de trabalho estético, geralmente designers, arquitetos ou decoradores. Mas certos ambientes ficam mais simpáticos quando recebem o nosso toque pessoal.
    Muito boa a matéria.
    Beijo a todos.
  5. Amei as dicas. Eu estava procurando mesmo como decorar com meus quadros.
    Gostaria de saber tamb´m como decorar com os quadros de mesa, ou seja, os que colocamos em cima de estantes etc…..
    Grata,
    Nádja
  6. Boa tarde,
    Tenhos várias fotografias da familia e gostaria de fazer uma montagens tipo mosaico colocando todas fotos em quadro so. Como devo fazer? Gostaria de algumas explicação dessa montagem.
    Grata,
    Aurizete Oliveira
  7. What a very informative site, I have found alot of very useful information here and still have a lot more to read. Thank you very much for the time and effort you have put in….
  8. oi troquei o tecido das poltronas da minha sala por um tecido flarido mas tenho quadro de tulipas vermelhas em cima do sofá e outros dois de tulipas brancas com bege em cima das cadeira, .. é brega….
    me responda por favor me de uma dica ..
  9. Você tem uma foto para eu ver e te responder? De qualquer jeito, a dica é ter uma cor que faça o link. Se no tecido florido das poltronas tiver vermelho entre as cores fica ótimo. Temos que avaliar também todo o conjunto da sala, se há outras cores e se elas dialogam entre si.

    Bjs,
    Veronica Fraga

Leave a Reply